A exposição ao sol requer cuidados o ano inteiro, inclusive no inverno. Não se esqueça disso, pois os efeitos nocivos dos raios solares no organismo são cumulativos e muito preocupantes. Atualmente, o câncer de pele é o tipo com maior incidência no país.
Para conhecer as chances que cada um tem de desenvolver a doença, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) elaboraram a Calculadora de Risco para Câncer de Pele. O questionário considera a idade, o número aproximado de pintas que a pessoa tem pelo corpo, cor da pele, dos olhos e dos cabelos, entre outras informações.
Além da propensão individual de cada um, o desenvolvimento do câncer – e de outros danos à pele – está associado ao índice ultravioleta (IUV), que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto o IUV, maior o risco. Se você tiver interesse, pode acessar o site da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e conferir todos os dias esse índice. Basta clicar no mapa e verificar o IUV nas capitais.
Mas, independente do índice ultravioleta, o fato é que precisamos usar filtro solar diariamente. Aplique 30 minutos antes da exposição ao sol e a cada duas horas.
Confira o tipo de protetor solar mais adequado para seu tipo de pele:
Clique aqui e saiba mais sobre dicas de prevenção e diagnóstico.
É gratuito e saudável.