Cerca de 15 mil novos casos de câncer no Brasil em 2016 deverão ser atribuídos ao excesso de peso e à obesidade, que aumentaram de forma alarmante nas últimas décadas. Os dados, repassados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), comprovam que a preferência dos brasileiros está, cada dia mais, relacionada com produtos industrializados como fast foods, bebidas açucaradas, biscoitos e alimentos processados. Em contrapartida, este processo, aliado a outros fatores, tem provocado impactos diretos na incidência de câncer.
E o cuidado com a alimentação não deve ser levado em conta somente para a prevenção. Apostar nos alimentos certos é um aliado, sobretudo, para os pacientes em tratamento contra o câncer. É o que esclarece a médica oncologista Bruna Fischer Baldissera, responsável técnica pela Clínica de Oncologia da Unimed em Santa Cruz do Sul. “Ingerir os alimentos certos ajuda na qualidade de vida e alivia os sintomas que determinados tratamentos causam em pacientes com câncer. Uma alimentação adequada pode auxiliar na recuperação do paciente e na melhor tolerância ao tratamento”, orienta.
De acordo com a oncologista, os pacientes devem evitar frituras, gorduras e alimentos muito ácidos, dando preferência a alimentos mais leves, sempre bem cozidos. “A indicação é comer em menor quantidade e várias vezes ao dia. É importante lembrar, também, de beber grande quantidade de líquido”, aconselha.
Outra dica importante aos pacientes com câncer é dar preferência a alimentos higienizados e preparados em casa, para evitar contaminação durante o período de tratamento, quando as defesas do organismo estão mais baixas.
A médica reforça, porém, que não existe uma dieta específica. Portanto, o ideal é consultar um médico e buscar orientações sobre os alimentos mais indicados para a saúde durante o tratamento.
É gratuito e saudável.