Você possivelmente já deve ter ouvido falar na palavra metástase, não é mesmo? Mas o que isso quer dizer? Para tirar suas dúvidas, trouxemos uma breve explicação do significado deste termo dentro da oncologia.
Em alguns casos, as células cancerosas podem se espalhar para outras partes do corpo, crescendo e formando novos tumores. Isso acontece quando essas células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo. Ao longo do tempo, os tumores irão substituir o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.
Independente do local para onde a doença de espalhou, o tipo de câncer leva sempre o nome do local onde se originou. Por exemplo, o câncer de mama que se disseminou para o fígado é denominado câncer de mama metastático, e não câncer de fígado. Da mesma forma, o câncer de próstata que se espalhou para os ossos é chamado de câncer de próstata metastático, e não tumor ósseo.
Nem todo câncer é igual. Por isso, os tumores podem se comportar de formas distintas. Por exemplo, o câncer de pulmão e o câncer de pele são doenças muito diferentes, que se desenvolvem de formas distintas e respondem a diferentes tipos de tratamentos. Por essa razão, os pacientes precisam receber o tratamento adequado para seu tipo de câncer.
Para evitar a metástase, é preciso que o câncer comece a ser tratado ainda no início da doença, com radioterapia e/ou quimioterapia. Portanto, fique sempre atento aos sinais do seu corpo e invista na prevenção. Alimente-se bem, realize exercícios físicos frequentemente e, sempre que tiver qualquer dúvida, consulte um médico.
É gratuito e saudável.