Os perigos ao compartilhar maquiagens (o 5º é surpreendente…)
Elencamos cinco itens que merecem cuidado redobrado antes de pensar em emprestar ou pegar emprestado
18 de novembro de 2019
Entre mulheres, trocar itens de maquiagem é muito mais comum do que deveria ser. Inclusive, hoje em dia há sites voltados à permuta de cosméticos. Entre amigas a situação é ainda mais agravante, a prática é considerada natural e vista como inofensiva. Porém, pouco se fala que muitos desses produtos são íntimos e, portanto, podem ocasionar problemas de saúde quando compartilhados, e isso vai muito além de conhecer a pessoa ou não.
Mesmo que a pessoa não possua algum problema aparente, como uma ferida na boca ou mancha de pele, vários produtos têm contato com fluídos corporais praticamente invisíveis e que possuem bactérias, entre eles a saliva e o suor. Outro fator perigoso está relacionado à validade dos produtos – quando se compartilha itens de maquiagem nem sempre é fácil saber sobre o estado do produto.
Preparamos esta lista, para ajudar a evitar infecções e outras doenças!
Maquiagem para os olhos
O que pode gerar?
Infecções
Por quê?
A membrana mucosa úmida do olho não possui as mesmas camadas de proteção da pele, isso facilita a transmissão de infecções, como a conjuntivite.
Lâminas para depilação
O que pode gerar?
Furúnculos, hepatite e vírus transmitido pelo sangue.
Por quê?
As lâminas podem tirar sangue ou fluídos que deixam as bactérias alojadas nas lâminas mesmo após a higienização.
Pincéis de maquiagem
O que pode gerar?
Infecção de pele
Por quê?
As cerdas dos pincéis são muito úmidas devido a produtos como a base de rosto ou ao armazenamento em ambientes mais úmidos, o que facilita a proliferação de bactérias.
Batom
O que pode gerar?
Resfriados e herpes labial.
Por quê?
A parte interna da boca já é repleta de bactérias e, para agravar, não tem a mesma camada epidérmica da parte externa, o que deixa a região mais suscetível a infecções.
Frascos em geral
O que pode gerar?
Infecção de pele
Por quê?
Ao colocar o dedo em um frasco de creme para o rosto ou base, as bactérias presentes na superfície ficam incubadas no produto. Para minimizar as chances de isso acontecer, não compartilhe esses produtos e sempre faça a aplicação com as mãos limpas. Parece inofensivo, mas o simples fato de usar o creme de uma amiga ou colega de trabalho, pode ter um resultado potencialmente perigoso para a sua saúde. Evite! Carregue consigo seu creme, e se alguém lhe pedir emprestado, compartilhe esta publicação. Informação = prevenção!
Categoria: Saúde do Homem e da Mulher