Um ano sem sabonete: extremismo verde ou bom senso?
25 de fevereiro de 2013
Sean Bonner, blogger do prestigiado portal BoingBoing, escreveu recentemente sobre um experimento que ousou fazer no ano passado: tomar banho sem sabonete nem xampu. E qual foi o resultado? Ele adorou a experiência.
Ao contrário do que pode pensar a maioria das pessoas, Bonner garante que não apresentou maus odores nem sentiu falta do xampu. A textura de sua pele melhorou sensivelmente e seu cabelo ficou mais maleável. Segundo o blogueiro, ele só usou xampu uma vez, sem saber, em um salão de cabeleireiro, e depois sentiu que o cabelo ficou mais seco e difícil de domar durante vários dias.
A explicação para o suposto êxito deste experimento é que nossa pele possui óleos naturais que regulam a umidade e seu estado geral, e os sabonetes os agridem. Pensando por este lado, não é difícil acreditar que suspender o uso de produtos químicos sobre a pele (tanto do corpo como do couro cabeludo) possa gerar bons resultados.
É claro que os preconceitos e os hábitos consagrados culturalmente fazem com que tais experimentações pareçam demasiado “hippies” para ser levadas a sério. Mas o fato é que o uso de produtos químicos está fora de controle, e não é exagero nem ilógico nos perguntarmos se não está na hora de voltarmos às origens.
O lado verde da questão? Simples: os produtos químicos nos sabonetes e xampus contaminam os cursos d´água, além de aumentar nossa exposição a substâncias tóxicas.
Via Descubra o Verde
Categoria: Movimento | Atividade Física