Ouvidoria   

Amamentar sem julgamentos

Um momento para promovermos o amamentar saudável com carinho e informação

17 de julho de 2022

A amamentação é uma experiência única para cada mãe, é um momento de conexão da mamãe e do bebê que transmite todo o afeto envolvido sendo muito associada a um ato de amor. Mas é também um dos maiores desafios da maternidade, o que faz com que muitas mulheres desistam de amamentar antes de completar os 6 meses de aleitamento exclusivo recomendados. 

O movimento “maternidade real’ vem expondo a romantização do amamentar, que apresenta o lado belo, idealizado, causando uma percepção irreal para as mães. A consequência desta falsa realidade são mulheres que encaram a amamentação como uma superação, um ato de resistência ou até mesmo uma frustração. É também um dos principais motivos associados à busca por alternativas ao peito.  

Neste sentido é importante reforçar que o amamentar é uma adaptação da mamãe e do bebê, não é um processo instintivo, exige dedicação e preparo, com inúmeras situações que podem abalar a prática e também a expectativa das mães. A melhor orientação deve ser oportunizada às famílias, apresentando as alternativas para contornar as dificuldades e outras soluções. Caberá aos pais escolherem a opção que melhor se adequa à realidade da família.  

O aleitamento materno deve sim ser incentivado, porque oferece muitos benefícios, mas é também importante saber que nem sempre vai dar certo e está tudo bem, existem alternativas que vão suprir a nutrição e o carinho que o bebê precisa. Amamentar sim, mas respeitando a escolha e os desafios de cada mãe e as dificuldades físicas e emocionais que podem surgir: amamentar sem julgamentos!  

Amamentar sem julgamentos é o tema do evento promovido pela Unimed para marcar o Agosto Dourado. O objetivo é reunir gestantes e mamães que amamentam para uma acolhida e um mamaço em apoio à amamentação e também disponibilizar uma equipe composta com psicóloga, nutricionista e consultora de amamentação para orientação. Trocar experiências e construir perspectivas reais é a forma de estimular a amamentação de uma forma mais viável e confortável.  

O evento é gratuito e aberto à comunidade, uma oportunidade de tirar dúvidas sobre a amamentação, compartilhar os desafios e as possibilidades, defender a liberdade de amamentar onde e quando quiser, relaxar e curtir um momento dedicado a este ato tão significativo.  

Quando?  

Lajeado

06/08, das 14h às 16h, na Sede da Unimed VTRP (Av. Piraí, 155, Bairro São Cristóvão).

Santa Cruz do Sul

13/08, das 14h às 16h, na Praça da Pasqualini. Em caso de chuva o evento será transferido para o Centro de Convivência (CC) da Unisc.

Programação: 

  • Espaço Amamentar: orientação com consultoras e enfermeiras
  • Espaço Acolher: orientação sobre saúde emocional, puerpério, baby blues, entre outros
  • Espaço Nutrir com Amor: orientação sobre nutrição e introdução alimentar
  • Espaço Descanso: conforto para amamentar
  • Yoga para Gestantes
  • Música ao vivo
  • Hora do mamaço: um ato a favor da amamentação 

Vamos juntas desconstruir o preconceito. Liberdade e acolhimento para um amamentar saudável.

Categoria: Filhos e Gestação