Pesquisa de sangue oculto nas fezes - Você já ouviu falar?
As causas do sangramento são numerosas e nem sempre óbvias.
14 de julho de 2022
O exame de sangue oculto nas fezes (SOF, também chamado de FIT, do inglês Fecal Immunochemical Test) é um teste para identificar quaisquer distúrbios do trato gastrointestinal.
Faz parte dos programas de rastreamento do câncer colorretal, pois é um exame não invasivo que permite, em muitos casos, identificar a neoplasia e possivelmente prescrever uma colonoscopia.
Lembrando que sangue oculto é sangue que não pode ser visto simplesmente olhando para as fezes. Existem muitas razões pelas quais você pode ter sangue nas fezes. Seu médico lhe dirá porque você precisa do teste.
Neste texto, saiba quando fazer, como fazer e qual a sua importância.
Sangue oculto nas fezes
A busca de sangue oculto nas fezes é indicada nos casos em que há sintomas como:
- diarreia persistente;
- dor abdominal e inchaço duradouros;
- náuseas e vômitos frequentes.
A busca de sangue oculto nas fezes também faz parte dos programas de rastreamento do câncer colorretal em pessoas entre 50 e 69 anos.
Nesse caso, sua execução é recomendada a cada dois anos, pois o câncer colorretal é um dos cânceres mais comuns que afetam a população mundial.
Qual a importância desse exame
Destacar a presença de sangue não visível a olho nu favorece a descoberta, desde os estágios iniciais (precoces) de seu desenvolvimento, de um câncer colorretal ou pólipos intestinais chamados adenomatosos benignos (bastante comum em pessoas com mais de 50 anos) que pode dar origem ao câncer de cólon em 7-15 anos.
Uma vez que a presença de uma quantidade de sangue nas fezes é, geralmente, o primeiro ou o único sinal que permite suspeitar da presença de lesões pré-cancerosas ou cancerosas, esse teste é recomendado para a prevenção do câncer de cólon.
Quando é solicitado um exame de sangue oculto nas fezes?
O exame de sangue oculto nas fezes é solicitado em pessoas com anemia ferropriva ou como medida preventiva, para diagnosticar precocemente a presença de câncer de cólon em pessoas com mais de 50 anos.
Não faz sentido solicitá-lo em pessoas que estão claramente perdendo sangue pelas fezes, porque o teste será obviamente positivo.
Como é feito o exame e quais são os resultados
A coleta é realizada em um recipiente estéril que pode ser adquirido em uma farmácia e, uma vez no laboratório, essa amostra é semeada em um cartão especial onde os profissionais aguardam o tempo necessário para a leitura.
Com exames de última geração, o preparo pelo paciente não é mais necessário, pois a busca de sangue oculto nas fezes utiliza anticorpos específicos direcionados contra a porção proteica da hemoglobina humana.
Os resultados que o teste pode retornar são dois:
- positivo quando há duas faixas vermelhas claramente distinguíveis no cartão;
- negativo quando no cartão houver apenas uma faixa colorida em vermelho na área de controle.
Então, os cartões positivos são inseridos em um leitor que detecta a quantidade de hemoglobina presente na amostra.
O que os resultados significam?
Se o resultado do exame de sangue oculto nas fezes for positivo, isso significa que você provavelmente tem sangramento em algum lugar do trato digestivo.
Mas isso não significa necessariamente que você tem câncer. Outras possíveis causas de sangue nas fezes incluem úlceras, hemorroidas, pólipos e tumores benignos (não cancerosos).
Se você tiver sangue nas fezes, seu profissional de saúde pode recomendar mais testes para descobrir a localização exata e a causa do sangramento.
O teste de acompanhamento mais comum é uma colonoscopia. Se você tiver dúvidas sobre seus resultados, converse com seu profissional de saúde.
Categoria: #CuidarDeVocê