Saiba mais sobre gripes e resfriados
04 de junho de 2014
Basta a temperatura cair um pouco que começam as complicações respiratórias. Com a mudança de temperatura ao longo do dia, acabam surgindo os famosos resfriados e as gripes. Muitas vezes confundimos gripe e resfriado, mas os dois são diferentes nos sintomas que apresentam.
O resfriado comum normalmente envolve coriza, congestão nasal e espirro. Você também pode ter dor de garganta, tosse, dor de cabeça ou outros sintomas. O ciclo viral do resfriado costuma durar de três a cinco dias. A Gripe causa febres mais altas acompanhadas de dores no corpo. É mais grave do que um resfriado, pois ela pode levar a pneumonia ou um quadro bacteriano mais grave. A febre é o sintoma mais importante da gripe e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da gripe e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo. Boa alimentação, hidratação e higiene nasal dão um bom resultado diante de um resfriado. Contra a gripe há a vacina, que pode ser aplicada em crianças a partir dos seis meses e medicamentos que baixam a febre, aliviam as dores no corpo e diminuem a congestão nasal. Além desses métodos, é fundamental o acompanhamento médico para que não haja o avanço destas doenças.
Aqui vai uma lista de atitudes que se deve ter para evitar o contágio:
- Lave sempre suas mãos: As crianças e os adultos devem sempre lavar as mãos depois de limpar o nariz, depois de trocar fraldas ou ir ao banheiro, antes de comer e antes de preparar comida.
- Desinfete: Limpe as superfícies tocadas frequentemente (como torneiras, maçanetas e cobertores) com desinfetante.
- Use desinfetantes instantâneos para as mãos: Esses produtos usam o álcool para matar os germes. Eles são antissépticos e não antibióticos, assim os germes não podem se tornar resistentes. Uma pequena quantidade mata 99,99% dos germes sem precisar de água ou toalha.
- Use toalhas de papel em vez de compartilhar toalhas de tecido.
O sistema imunológico ajuda o seu corpo a combater gripes e resfriados, para ajudar seus sistema imunológico separamos algumas dicas:
- Evite antibióticos desnecessários: O abuso de antibióticos pode causar resistência a esse medicamento. Quanto mais você usar antibióticos, maior será a probabilidade de que os medicamentos não funcionem bem em você no futuro. Isso significa que você tem mais chance de ficar doente por mais tempo e pegar infecções mais resistentes.
- Amamente: Sabe-se que o leite materno protege contra infecções do trato respiratório, mesmo anos após o término do período de amamentação. As crianças que não são amamentadas pegam cinco vezes mais infecções de ouvido.
- Beba água: Os líquidos ajudam o sistema imunológico a funcionar corretamente.
- Coma iogurte: Determinados iogurtes contêm “culturas ativas” ou bactérias benéficas que ajudam a prevenir resfriados.
- Durma o suficiente: Não dormir o suficiente faz com que você fique mais propenso a doenças.
Categoria: #CuidarDeVocê