Ouvidoria   

Unimed VTRP é a 14ª melhor empresa para a mulher trabalhar no Brasil

Cooperativa conquistou lugar no Ranking GPTW Diversidade - Mulher 2022 - Médio Porte, e se destacou ainda como a mais bem colocada entre as instituições do setor saúde do levantamento

27 de março de 2023

Cuidar das pessoas faz parte da essência da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). Nesta segunda-feira, 27/03, a Cooperativa comemora mais uma conquista nacional, que mostra na prática como esse conceito se traduz em ações.

A Unimed VTRP foi eleita a 14ª melhor empresa para a mulher trabalhar no Brasil pelo ranking Great Place to Work (GPTW) Diversidade – Mulher 2022 na categoria Médio Porte (entre 100 e 999 colaboradores). A Cooperativa se destacou ainda como a melhor empresa do setor saúde do ranking, ao lado de grandes players da indústria, comércio e serviços.

A premiação promovida pela GPTW é um reconhecimento às organizações destaque em gestão de pessoas e já certificadas como um excelente lugar para se trabalhar com práticas que tornem o ambiente aberto e seguro para o desenvolvimento dos colaboradores e das colaboradoras. São avaliados dados como o percentual de mulheres contratadas, se a empresa realiza censo de diversidade e se tem políticas efetivas para as mulheres.

A recente conquista reforça a importância da política de desenvolvimento humano da Cooperativa. Reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como uma das melhores operadoras de planos de saúde do Brasil nos últimos 5 anos, a Unimed VTRP já havia conquistado a certificação GPTW em 2022, destacando-se como a 12ª melhor empresa para se trabalhar no RS.

Oportunidades de desenvolvimento

Levantamento realizado pela Woman in Business de 2020 mostra que apenas 34% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil. Por isso, rankings como o GPTW preconizam que a busca pela diversidade de gênero nas empresas deve se estender também a estes postos de trabalho.

“É importante que as empresas possam contribuir para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de seus colaboradores pois isso auxilia na construção de um mercado de trabalho com oportunidades mais equilibradas e maior presença feminina”, destaca a Diretora de Desenvolvimento da Unimed VTRP, médica Cynthia Caetano.

Neste quesito, a Cooperativa é destaque, pois 40% dos cargos de Diretoras e Superintendentes são de mulheres, e entre as gerências, este número supera os 70%. “Na Unimed VTRP, entendemos que ações neste sentido são fundamentais estimulam um ambiente diverso, aberto e estimulantes para a inovação”, complementa Cynthia.

GPTW

O nome da empresa é o mesmo do Programa de Certificação anual. As organizações que passam pela consultoria e atingem os níveis estabelecidos pela GPTW recebem um selo de qualidade. Esse selo, cada vez mais buscado e bem-visto pelo mercado corporativo e seus profissionais, é a indicação da certificação.

Esta certificação acontece após a aplicação de pesquisa com questionários anônimos, que analisam a fundo a experiência dos colaboradores com a instituição.

A GPTW também realiza, em 106 países, os conhecidos rankings anuais Great Place to Work. Eles são divulgados durante o ano. No Brasil, as empresas são classificadas em cerca de 40 rankings.