Higienização correta das mãos pode evitar a transmissão de doenças
18 de abril de 2018
Você sabia que um ato simples que você pratica diversas vezes ao dia, como lavar as mãos, pode servir para o controle de infecções e prevenir a transmissão de germes? É isso mesmo! Lavar as mãos é considerada uma das formas mais fáceis e baratas para evitar infecções. Isso porque as mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos, podendo provocar infecções hospitalares, gripe, diarreia, entre outras doenças. A higienização vale para todos, principalmente para aqueles que trabalham em serviços de saúde, mantendo contato direto ou indireto com os pacientes, atuando na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado. Por ser uma forma importante de cuidar da saúde, é indispensável orientar as crianças desde os primeiros anos de vida sobre os benefícios desse processo. Devemos encorajar os pequenos a higienizar as mãos de forma correta, assegurando que essa prática torne-se hábito ao longo da vida. Quando higienizar as mãos?
- Ao iniciar o turno de trabalho;
- Após ir ao banheiro;
- Antes e depois das refeições;
- Antes do preparo de alimentos;
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Antes de qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);
- Após tocar animais ou seus dejetos;
- Após usar transportes públicos;
- Após manusear resíduos (como lixo doméstico);
- Antes e após a visita em hospitais;
- Antes da manipulação de medicamentos.
Abaixo, confira o PASSO A PASSO da correta higienização das mãos:
Para um aboa higiene, utilize álcool gel ou água e sabonete. 1 – Utilize água corrente para molhar as mãos; 2 – Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos; 3 – Enxágue bem com água corrente, retirando todo o sabonete; 4 – Seque com papel toalha; 5 – Esfregue as mãos com álcool gel.
Categoria: #CuidarDeVocê, Saúde do Homem e da Mulher