O poder da empatia
30 de abril de 2014
Já imaginou como é a vida de uma criança no Teerã? Ou como é ter nascido cego? Ou ainda como é ser um soldado de guerra? Entrar na pele de outra pessoa e ver o mundo a partir da perspectiva dela é a definição de empatia. O filósofo Roman Krznaric lançou um projeto que reúne filmes e livros para despertar a empatia. A Biblioteca da Empatia (Empathy Library, em inglês), baseado na crença de que a empatia pode transformar tanto as nossas próprias vidas, quanto as sociedades em que vivemos.
O objetivo da Biblioteca da Empatia é estimular a imaginação das pessoas para que elas consigam viver vidas que são muito diferentes das suas. A biblioteca virtual têm livros de ficção, não-ficção e infantis, filmes, curtas e documentários. E o que todos têm em comum é o poder de aprofundar a empatia, são histórias que fazem o leitor ou o espectador ver a vida pelos olhos dos personagens, vivenciar uma cultura diferente, uma vida diferente. O acervo virtual não contém as obras, é um fichamento com informações sobre elas. Na biblioteca da empatia é possível navegar pelo ranking dos livros e filmes mais populares, busca-los por tema, ou mesmo por autores e diretores. Os membros da biblioteca podem adicionar obras que os fizeram se identificar com outras pessoas à coleção e também comentar e avaliar as já existentes. É desse modo que as obras são classificadas e o ranking é formado. Wonder, de R.J. Palacio, ocupa o primeiro lugar entre os livros que mais geram empatia. A história gira em torno de um garoto que nunca tinha frequentado uma escola por possuir uma síndrome que deforma seu rosto e está prestes a ingressar na quinta série de uma escola particular. Já o filme que ocupa a primeira posição é Segredos e Mentiras, de Mike Leigh, que conta a história de uma jovem negra, de 27 anos, que ao perder sua mãe adotiva vai atrás de sua mãe biológica e se espanta ao descobrir que ela é branca.
A expectativa de Krznaric é que grupos de leitura e clubes de filmes ao redor do mundo usem o acervo para promoverem e ensinarem empatia. Para ilustrar o poder da empatia, aqui vai o curta feito pelo pessoal da RSA, que questiona qual é a melhor maneira de aliviar a dor e o sofrimento de alguém e a diferença entre empatia e simpatia. Acesse empathylibrary.com e confira o projeto.
Categoria: #CuidarDeVocê