Artista ilustra princesas que desafiam o padrão de beleza
31 de janeiro de 2014
“Algum de vocês já viu uma protagonista com deficiência em um filme da Disney?” A pergunta foi feita pelo artista italiano AleXsandro Palombo, em seu blog, com o intuito de desafiar o retrato da mulher ideal.
Como resposta, ele criou uma série de ilustrações em que a Branca de Neve é cadeirante, a Pocahontas anda com a ajuda de muletas, a Cinderela usa prótese e a Jasmine não tem os dois braços. “Eu acho que eles deveriam considerar que existem muitas pessoas com deficiência no mundo, isso é um fato”, disse ao Huffington Post.
A inspiração para desenhar os retratos veio da sua própria condição. Há dois anos, aleXsandro descobriu um câncer raro que acabou paralisando parte do seu corpo. “Hoje, eu sou deficiente físico, e todos os dias eu preciso lidar com diversas formas de discriminação e humilhação.
Então, com essa série, decidi dar mais visibilidade a esse problema. Eu acho que as pessoas com deficiência não atendem ao estereótipo de beleza definido pela Disney. E a minha mensagem é que elas também têm direitos e fazem parte do mundo”, contou.
Categoria: Movimento | Atividade Física