Ouvidoria   

Acabou o Carnaval… Mas o verão segue aí! Veja 3 passos para sair do sedentarismo hoje mesmo!

É hora de colocar em prática as promessas de ano novo. Aproveite a temporada para começar a se exercitar!

26 de fevereiro de 2020

Que tal deixar o sedentarismo de lado e começar a se exercitar em busca de uma vida com mais qualidade? Não é impossível! Ainda é verão, e o período é excelente para mudar hábitos, começar a praticar uma atividade física e incluí-la em sua rotina. Para ajudar a dar o pontapé inicial, selecionamos algumas modalidades que podem ser feitas na cidade, na praia ou no campo. É preciso ter força de vontade, mas não é nada impossível. E você vai perceber que, em pouco tempo, os resultados logo aparecem, tais como, melhora da qualidade do sono, aumento da disposição, auxílio na perda de peso.

Isso sem contar que uma hora de atividade física diária também ajuda a combater o colesterol ruim, previne e ajuda a controlar o diabetes e melhora a qualidade de vida. Mas, lembre-se, para obter todos os benefícios é preciso manter a regularidade.

1) Comece devagar

Aproveite que o clima quente é convidativo para a prática de esportes e não espere mais para colocar o corpo em movimento. O importante é abandonar o sofá, colocar uma roupa e um par de tênis confortáveis, e começar a se exercitar – sempre carregando uma garrafinha de água para onde for.

Atente-se! Os especialistas são unânimes em dizer que é preciso ir com calma e começar devagar. Ou seja, não vai querer correr logo nos primeiros dias de treino. Pois esse excesso de carga pode provocar dores musculares e até lesões.

2) Atividades ao ar livre

Selecionamos algumas modalidades esportivas que podem ser feitas tanto na cidade, quanto na praia. Escolha a que mais lhe agrada e mude um hábito:

pessoas andando de bicicleta na cidade

Na cidade

Caminhada: simples e prazerosa, pode ser feita em qualquer lugar. Porém, procure evitar os horários de pico solar, entre 10h e 16h. Os dermatologistas também recomendam o uso de protetor solar FPS 30, no mínimo.

Bicicleta: procure sempre pedalar em linha reta. Começar devagar é importante para quem não tem o costume de praticar o exercício. Aumente o percurso e a intensidade das pedaladas conforme o tempo de prática.

Natação: essa atividade, segundo os especialistas, promove um grande gasto calórico e é a mais refrescante de todas. Piscinas são uma ótima opção. Se preferir o mar, tome cuidado com a correnteza e com a mudança das marés.

grupo de amigo jogando volei na praia

Na praia

Caminhada: se a opção for andar à beira do mar, saiba que a prática não só queima calorias, como também fortalece os músculos inferiores, quando o exercício é feito com a água do mar na altura do tornozelo.

Frescobol: melhorar o movimento cardiorrespiratório e a coordenação motora são os principais benefícios desta atividade. A diversão também é garantida. Mas é preciso, além da bola e das raquetes, mais uma pessoa para acompanhar o jogo.

Vôlei de praia: é uma atividade de impacto, afinal, você precisa pular para lançar e pegar bola. E, apesar de divertido e de proporcionar interatividade, é necessário ter uma certa noção de como jogar para não atrapalhar os demais integrantes do time. Se você não tem prática na modalidade, escolha um time de iniciantes para começar.

Atividades livres na praia

Algumas praias oferecem atividades gratuitas feitas em grupo. Geralmente, são aulas de alongamento e dança. Os horários são bem flexíveis e levam em consideração o cuidado com a exposição solar (as aulas são de manhãzinha ou no final da tarde).

3) Invista nas aulas gratuitas

grupo de pessoas se alongando

Na temporada de calor, prefeituras de muitas cidades brasileiras, além de entidades de classe e até marcas investem em aulas gratuitas de dança, ginástica localizada, alongamento, ioga em parques e praças, durante a semana e também aos finais de semana. Procure informações sobre essas aulas na secretaria de esportes e cultura da sua cidade. Na maioria dos casos, é só chegar alguns minutos antes e se juntar à turma para se exercitar.