Dengue: formas de prevenir
23 de março de 2015
Entenda, que as epidemias de dengue acontecem geralmente no verão ou após períodos chuvosos em áreas tropicais e subtropicais do mundo, incluindo o Brasil.
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti – um arbovírus trazido para a América do Sul através de navios – a dengue pode ser evitada com ações simples.
Como evitar:
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito.
Portanto, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Primeiramente, para começar a prevenção da dengue, o primeiro passo é acabar com os ovos já colocados durante a última chuva.
Com a nova chegada de água, esses ovos vão se transformar em larvas e os mosquitos vão nascer.
A forma de evitar que isso ocorra é eliminar e lavar todos os focos onde possa acumular água.
Outra questão é a vedação de recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas. Tampar esses locais impedirão que os mosquitos depositem seus ovos.
Caso eles não possuam tampas ou não sejam fechados, pode haver uma grande circulação de mosquitos e o local pode se tornar um foco da dengue.
Remova todo o seu lixo. Não deixe latas, garrafas, pneus ou qualquer objeto que possa armazenar água.
O acúmulo de lixo e detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta da água da chuva.
Vale lembrar que as pessoas devem evitar jogar lixo em terrenos e solicitar a remoção dos mesmos para o serviço de limpeza pública.
Com a escassez de chuvas, uma das saídas para a população é o armazenamento de água, seja ela vinda da torneira ou com os caminhões pipa.
Embora seja a solução para muitos, é necessário um cuidado todo especial.
Quem puder, pode colocar gotas de vinagre ou mesmo de água sanitária para que não sejam criadas larvas.
Os pratinhos
Os pratinhos de flores também merecem atenção.
Contudo, sobre as plantas e sejam elas criadas dentro ou fora de casa, o ideal é colocar areia ou borra de café nos mesmos, pois permite que a água nutra a planta sem que fique acumulada, já que ela absorve o líquido.
Além disso as calhas também devem ser limpas regularmente, facilitando o escoamento da água. Com essas dicas, não há motivos para se preocupar.
Repasse esses cuidados para a família, vizinhos e vamos eliminar a dengue!
Categoria: #CuidarDeVocê