Cavalo de lata: substituir cavalos de verdade por veículos sustentáveis
20 de novembro de 2013
Em vários lugares do Brasil, é comum o uso de carroças, movidas por cavalos, para fazer o transporte de lixo e materiais reciclados. Mas essa prática levanta alguns problemas: a segurança do trânsito e a exploração dos animais. O projeto Cavalo de Lata quer mudar essa realidade.
O projeto não pretende colocar em causa o trabalho dos catadores, mas oferecer maior segurança a todos: carroceiros, motoristas e pedestres, e, também, aos cavalos.
A ideia é substituir as carroças movidas a tração animal por uma estrutura metálica com carroceria, uma espécie de bicicleta totalmente elétrica, preparada para suportar grandes cargas. O veículo tem suspensão, banco com dois lugares, volante e iluminação completa, usando um bateria que lhe dá autonomia para cerca de 50 quilômetros.
O mais legal é que as peças destes “cavalos de lata” foram retiradas de motocicletas, em oficinas, e o veículo é híbrido, podendo ser movido através do pedal ou do motor elétrico. Uma ideia incrível para melhorar a vida destes trabalhadores e diminuir o esforço a que são sujeitos os animais, carregando cargas excessivas.
O projeto precisa de apoio para ser produzido e, finalmente, implantado no cotidiano das cooperativas de catadores. Por isso, ele foi colocado na plataforma de financiamento Catarse, com doações a partir de 10 reais.
Veja aqui como apoiar por meio do Catarse ou acompanhar as novidades através da página do projeto no Facebook.
Veja aqui como apoiar por meio do Catarse ou acompanhar as novidades através da página do projeto no Facebook.
Categoria: Movimento | Atividade Física