Como criar crianças criativas? Conheça um pouco mais do CRI-CRI-CRI!
Uma vez que percebemos como a nossa criatividade foi bloqueada, imediatamente pensamos como não bloquear a dos filhos e resgatar a nossa
20 de abril de 2022
O Dia Mundial da Criatividade e Inovação é celebrado em todo o mundo em 21 de abril. Para marcar a data, compartilhamos aqui as reflexões do Mesa Redonda do LABS promovido sobre o tema! ( explicamos melhor o que é o Mesa Redonda e o que é o LABS no finzinho deste post ;) )
Imagine como vai ser o mundo em 2050. Imagine as ruas, as casas, os empregos, as roupas, as novas gerações… É difícil imaginar, não é mesmo? E também a preparar as crianças para tudo isto. A única coisa que sabemos é que será tudo diferente!
O método CRI-CRI-CRI (Criando Crianças Criativas) foi criado pelo palestrante Murilo Gun, e nos faz refletir sobre a educação que estamos entregando para as crianças atualmente.
Recentemente o Fórum Econômico Mundial e o Linkedin divulgaram que a Criatividade é a habilidade mais demandada e será a mais importante para as pessoas nesse futuro. Ela é a ferramenta para resolver problemas, então não importa como o mundo vai estar em 2050, o importante será que seu filho consiga dar soluções criativas mediante aos problemas que aparecerão.
“Uma vez que percebemos como a nossa criatividade foi bloqueada, imediatamente pensamos como não bloquear a dos filhos e resgatar a nossa”, comenta o criador no vídeo que introduz o curso.
Uma das principais mensagens do curso é a que a criatividade é a imaginação a serviço da inovação, e a melhor ferramenta para solução de problemas.
“A educação da criatividade é uma camada que sempre foi ‘escanteada’ do processo educacional, porque não era uma grande habilidade demandada no contexto da sociedade do passado. E como sabemos que hoje ela é muito importante, nós precisamos ficar muito atentos em não repetir o que aconteceu com a gente, na forma como fomos educados. Porque a tendência é a gente repetir esse erro… O padrão infelizmente é bloquear a criatividade, e o nosso desafio é não só deixar de bloquear, mas também passar a nutrir a criatividade na criança”, complementa Gun.
Antes do encontro, todos foram convidados a assistir aos vídeos do Murilo Gun que explicam como funciona o curso. Eles podem ser conferidos nesta playlist:
Durante a discussão do Mesa Redonda, surgiram alguns insights. Olha só:
“Educar é a ponte entre a potencialidade e a realidade”
Osho
E como construir essa ponte? É importante praticar estes passos:
- Aceitar/assumir a ignorância, não ter medo de errar e perguntar
- Buscar sabedoria, conhecimento, afinal, quem não tem dúvidas, está mal informado!
- Educar a coragem
- Educar no tempo da criança e não no nosso tempo
- Menos instinto
- Continuar ensinado
- Deixar explorar
- Nutrir a criatividade
“Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto”
Arnaldo Antunes
A partir desta citação, surgiram duas reflexões:
– Fazemos uma educação feita de adultos para adultos, ainda não estamos falando em uma educação colaborativa, aonde você aprenda pela interação.
– A escola não muda porque a sociedade não deixa, estamos só reproduzindo os sitema, não estamos educando. Não constituímos boas memórias, por isso queremos nos livrar da escola!
Já tinha parado para pensar nisto?
E como criar crianças mais criativas?
CRIATIVIDADE = combina-tividade. Afinal, “nada se cria, tudo se transforma”.
Por isso, combinar pensamentos que podem parecer loucos vai nos diferenciar da tecnologia!
As 4 lições das crianças para adultos:
#Curiosidade
#Imaginação
#Coragem
#Paixão
Por fim, uma pergunta para você se fazer:
Será que a criança que você foi se orgulharia do adulto que você se tornou?
– O que é o Mesa Redonda?
Promovido pelo LABS, tem como foco discutir assuntos sobre INOVAÇÃO com o objetivo de enriquecer o conhecimento e gerar a mudança para a nova realidade. O LABS indica leituras, podcasts, livros, documentários e etc. para gerar as rodas de conversa.
– O que é o LABS?
É o Laboratório de Inovação da Unimed VTRP. O LABS tem como propósito transformador cultuar a inovação para todos da Cooperativa. E, sempre que possível, compartilhar essa construção com a comunidade, como foi feito nesta publicação 😀