Ouvidoria   

Como manter a saúde durante as ondas de calor intenso 

24 de outubro de 2023

Ondas de calor marcaram o fim do inverno e a previsão é esta tendência se manter na primavera/verão com o Fenômeno El nino, que vai se estender com dias de calor extremo e maior frequência de tempestades, segundo a Metsul.  

Este calor intenso exige alguns cuidados com a saúde: 

Como o calor age no nosso organismo 

Somos seres homeotérmicos, precisamos nos manter na faixa de temperatura entre 36 e 37°. Quando está muito quente o calor do organismo também aumenta e o corpo libera água em forma de suor para controlar a temperatura.  

Quando o calor passa de certo nível e nosso corpo não consegue mais compensar, ele se torna perigoso para a saúde, veja os sintomas:  

Se a temperatura do corpo começa a aumentar e a pessoa não sai do calor, os sintomas iniciais são fadiga, cansaço, mal-estar, náusea. O agravamento do quadro apresenta tonteira, vômito, pele seca, câimbras e pode evoluir para desmaios, convulsão e insolação.  

A insolação é resultado da exposição prolongada ao sol e ao calor. Longos períodos ao sol, principalmente sem a proteção adequada e nos horários de maior radiação solar, podem levar ao mal-estar que pode vir acompanhado de sonolência, tontura, febre e queimaduras de pele. Dependendo da gravidade, pode ocasionar desidratação, queda de pressão, taquicardia, falta de ar e até perda de consciência.  

A desidratação acontece quando o corpo perde muita água através da transpiração para controlar a temperatura. Se não houver uma reposição adequada, o corpo desidrata. Essa perda de água do organismo é tão grande que, segundo os médicos, pode chegar a ponto de afetar as funções fisiológicas. Os principais sintomas são sede intensa, indisposição, dor de cabeça e até desmaio. 

Como se proteger 

  • Evite a exposição ao sol por longos períodos 
  • Para prevenir os efeitos dos raios ultravioletas, evite o sol das 10h às 16h, use protetor solar, chapéu e óculos escuros com proteção UV. 
  • Não espere sentir sede para tomar água. Antecipe a hidratação, bebendo bastante água, água de coco e suco. Ofereça mais água às crianças e aos idosos.  
  • Evite o consumo de bebida alcoólica e lembre-se que refrigerante e cerveja não substituem a água 
  • Ao fazer atividade física, troque o chapéu pelo boné, proteja-se com camisas de manga longa próprias para a prática e abuse do protetor solar. Evite a prática ao ar livre entre 10h e 16h. 
  • Dê preferência por produtos com, no mínimo, FPS 30. Caso a pele seja mais clara, opte por um fator de proteção solar maior. 
  • Frutas como melancia, melão, abacaxi, manga, laranja, uva e kiwi são uma boa pedida porque contêm alto teor de vitaminas e líquidos. 
  • Um banho de água fria auxilia quando o mal-estar for leve 
  • Bebês com menos de um ano de idade merecem cuidado extra. Devem ser expostos ao sol até as 10h. Se notar algum destes sintomas (febre, sede intensa, pele seca sem elasticidade, olhos fundos, ausência de lágrimas e moleira baixa), procure um pediatra.  

Alerta  

Cuidado ao estacionar, ninguém deve permanecer no carro estacionado sob o sol. Esta é uma causa comum de mortes relacionadas ao calor em crianças deixadas ou esquecidas em automóveis. Quando estacionado ao sol, a temperatura do carro pode subir mais de 10ºC em apenas dez minutos. Não é seguro, assim, deixar uma pessoa em um carro estacionado sob forte onda de calor mesmo que as janelas estejam abertas ou o carro esteja na sombra. (Fonte: Metsul) 

Com estes cuidados você consegue se proteger e proteger a família durante as ondas de calor e nas altas temperaturas do verão. 😅