Ouvidoria   

Como se proteger da fumaça das queimadas

Fique atento aos sinais do seu corpo e, se necessário, procure orientação médica

12 de setembro de 2024

O momento é de atenção redobrada com o ar que respiramos. A fumaça das queimadas que causa transtornos em várias regiões do Brasil pode ser tóxica, principalmente se houver inalação em períodos longos. 

As partículas tóxicas liberadas no ar afetam principalmente o sistema respiratório, causando problemas como irritação nos olhos, tosse, alergias e agravamento de condições pré-existentes, como asma e bronquite.

Siga as dicas que preparamos com base nas orientações da Secretaria de Saúde do RS e do Ministério da Saúde, e mantenha-se vigilante. Em caso de crises ou agravamentos de situações de saúde, procure um médico. 

Para casos leves, os clientes da Unimed VTRP podem fazer contato também com o Pronto Atendimento Virtual 24h e receber orientação médica sem sair de casa. Acesse unimedvtrp.com.br/pavirtual. 

Hidratação 

Beba muita água, o dia todo. A água ajuda a manter o seu corpo e as vias respiratórias hidratadas. Leve sua garrafinha junto, ela ajuda a lembrar de beber a água mais vezes durante o dia. 

Redução da exposição 

Evite atividades ao ar livre em horários de alta poluição, entre 12h e 16h, e mantenha portas e janelas fechadas nestes horários. Se tiver, utilize purificador e ar-condicionado para melhorar a qualidade do ar nestes locais. 

Medicações em dia 

Quem sofre com rinite, bronquite, asma ou outras síndromes ou doenças deve manter rigorosamente em dia todas as suas medicações. Em caso de dúvida, consulte o médico que acompanha o seu tratamento. 

Uso de máscaras 

Modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas. Se for para local de grande concentração de queimadas ou sentir desconforto excessivo nas vias respiratórias, use a máscara. 

Grupos vulneráveis 

Crianças, idosos e gestantes devem estar atentos a sintomas respiratórios e buscar atendimento médico imediatamente se necessário, como em casos de crises. 

Adotar essas medidas pode fazer a diferença para sua saúde, especialmente em períodos de maior exposição à fumaça. Fique atento aos sinais do seu corpo e, se necessário, procure orientação médica. 

Categoria: #CuidarDeVocê