Cuidados especiais para quem precisa sair de casa durante a bandeira preta
Se puder, fique em casa, e peça telentrega!
26 de fevereiro de 2021
O Rio Grande do Sul está em alerta máximo frente ao crescimento assustador de casos de Covid-19. Por isso, o governador Eduardo Leite instituiu bandeira preta em todo o estado. Isto significa uma série de restrições, como no caso de restaurantes, lancherias e bares, que só podem funcionar com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores, e o comércio com itens essenciais, que pode ter, no máximo, 25% dos trabalhadores atuando.
Por isso, se você precisar sair de casa para ir ao supermercado ou farmácia, siga à riscas estas regras:
- Use máscara e tenha o seu próprio frasco de álcool gel, SEMPRE.
- Não entre se o ambiente estiver lotado. Se não houver controle de entrada, vale aquela espiadinha na quantidade de pessoas que já estão lá dentro. Em shoppings e supermercados, o número de carros no estacionamento costuma ser um bom indicativo
- Observe se tem álcool gel disponível e se todos os funcionários estão utilizando máscaras corretamente. Esses são os indícios mais visíveis de que os cuidados estão sendo levados a sério pelo estabelecimento
- Luvas não são recomendadas nem para clientes nem para atendentes, pois não costumam ser trocadas a cada vez que a pessoa toca em uma superfície. Manter a higienização das mãos quando tocar em superfícies compartilhadas é mais seguro
- Evite usar o banheiro fora de casa. Se precisar, lave bem as mãos antes e depois por 30 segundos. Utilize papel-toalha para usar a maçaneta.
- Prefira métodos de pagamento on-line ou com cartão por aproximação. Se não for possível, higienize as mãos antes e depois.
- Não estenda o tempo de permanência além do necessário. Lembre-se: saia de casa apenas para o que é estritamente necessário!
- Respeite os horários e as orientações do estabelecimento. Com bandeira preta, as restrições são maiores. Na dúvida, ligue para o loca ANTES de sair de casa.
- Por fim, faça imediatamente a higienização dos alimentos quando chegar em casa antes de guardar na geladeira ou na dispensa.
Lembre-se: cuidar de você é cuidar do outro!
Categoria: Coronavírus, Saúde do Homem e da Mulher