Cuide da sua saúde emocional – como aliviar o estresse do dia a dia
Promover hábitos saudáveis para cuidar da saúde emocional permitirá que você trabalhe de forma mais produtiva, mantenha relacionamentos saudáveis e gerencie os sentimentos ruins.
19 de outubro de 2022
Nos últimos tempos, todo mundo parece sofrer de estresse, já reparou? Enfrentamos pandemia, tensões políticas, tememos a violência, desastres naturais e coisas que fogem do nosso controle. Somado a isso, temos as pressões cotidianas e tudo torna o estresse cada vez mais comum entre nós.
De fato, a saúde emocional é uma parte importante da saúde como um todo. As pessoas que são emocionalmente saudáveis estão no controle de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Veja a seguir como cuidar de sua saúde emocional com algumas ações simples. Mas, antes, vamos entender o que é o estresse.
Afinal, o que é o estresse?
O estresse pode ser descrito como uma situação de sobrecarga ou pressão que afeta uma pessoa e que depende tanto das demandas da situação quanto dos recursos da pessoa para enfrentá-la.
Assim, é uma sensação de tensão física ou emocional que ocorre automática e naturalmente diante de situações ameaçadoras, frustrantes ou desafiadoras.
Um nível moderado de estresse é normal, pois o ser humano deve ser capaz de se adaptar a múltiplas situações, como uma situação de perigo, por exemplo. É positivo que nestes casos a pessoa fique alerta para reagir adequadamente.
Se torna preocupante quando a pessoa não consegue resolver esta aflição, de forma que os níveis de estresse podem levar a diferentes sintomas ou consequências prejudiciais.
Entenda também sobre ansiedade
Dicas para manter o estresse e a ansiedade sob controle
Reunimos aqui 10 dicas que o ajudarão a lidar de forma mais eficaz com as dificuldades do dia a dia:
1. Organize bem o seu tempo.
Planeje bem a agenda do seu dia, sem sobrecarregá-la de atividades e gerencie imprevistos com flexibilidade. Em caso de falta de tempo, selecione as tarefas mais importantes de acordo com as prioridades e, se necessário, delegue. E, se mesmo assim a pressão for excessiva, aprenda a dizer “não”.
2. Desenvolva atenção plena.
A meditação é definida como técnicas que promovem um estado elevado de consciência para focar a atenção em uma coisa. É praticada há milhares de anos e foi originalmente destinada a aprofundar a compreensão das forças sagradas e místicas da vida.
Com o tempo foi demonstrado que meditar promove um estado de calma na pessoa e evita sentimentos de estresse e ansiedade.
3. Fomente as relações pessoais e sociais e apoie-se nelas.
A qualidade de nossos relacionamentos pessoais tem um grande efeito sobre nosso bem-estar! Quando sentir que não sabe como resolver um problema, peça ajuda ou conselho às pessoas em quem mais confia. E se ofereça para apoiá-los também: ajudar e ser ajudado melhora o humor e reduz o impacto do estresse.
4. Ouça músicas relaxantes
A música pode ter um efeito profundo tanto nas emoções quanto no corpo. Ritmos rápidos podem fazer você se sentir mais alerta e ajudá-lo a se concentrar melhor. Da mesma forma, a música animada pode fazer você se sentir mais otimista. Por outro lado, a música com ritmos mais lentos pode acalmar sua mente e relaxar os músculos.
5. Você merece uma pausa.
Atribua um espaço diário ao lazer e às relações pessoais, para que você tenha tempo para descansar e estar com sua família, além de praticar seus hobbies ou sair com os amigos. No fim de semana, descanse e tire férias de vez em quando.
6. Não subtraia horas de sono.
Descansado, você enfrentará melhor qualquer conflito ou situação ameaçadora. Assim, procure sempre dormir no mesmo horário e descanse sete ou oito horas por noite.
7. Observe sua alimentação.
Siga uma dieta saudável, variada e equilibrada, que inclua um grande número de frutas e legumes. Mantenha horários regulares e tome seu tempo para comer devagar. Evite bebidas com cafeína ou alcoólicas, ou se as consumir, faça-o com moderação.
8. Evite procrastinação
Procrastinar é o ato de adiar ou prolongar uma ação que necessita ser realizada, criando obstáculos ao longo do processo. É um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades em seu grau de relevância. Mas, quando corriqueiro, este comportamento eleva o estresse pela sensação eminente de estar sempre atrasado em suas atividades ou entregas. Realize listas de tarefas por grau de importância realizando uma atividade por vez.
9. Pratique esportes regularmente.
O exercício físico reduz a intensidade do estresse e faz com que os episódios durem menos, além de promover uma sensação de bem-estar, desde que não seja feito por obrigação. Recomenda-se duas horas e meia de atividade aeróbica por semana.
10. Procure ajuda profissional se necessário.
Um profissional poderá ajudá-lo a identificar o problema e encaminhá-lo a um especialista ou terapeuta. Isso o ensinará a modificar seus pensamentos e desenvolver comportamentos que o ajudem a enfrentar os problemas de forma mais positiva.
Categoria: #CuidarDeVocê, Equilíbrio | Saúde Emocional, Saúde nas Empresas