Desfralde: quando é a hora certa? Veja aqui 10 dicas especiais!
Entenda de que maneira identificar o momento em que o seu filho está pronto para deixar de usar fraldas e dicas de como iniciar essa mudança
11 de dezembro de 2019
Tirar a fralda da criança é para muitos pais um marco na forma de ver a independência dos filhos. Afinal, é com ela que eles começam a perceber não só o seu crescimento como a sua maturidade. Aliás, esta é a palavra mais usada pelos pediatras na fase do desfralde: a criança precisa ter maturidade – física, emocional e comportamental – para saber que é o momento de deixar a fralda de lado e, como uma criança grande, trocá-la seja pelo uso do penico ou do redutor de assento. Esse é um processo que segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria se inicia a partir de dois anos e meio mas pode postergar até os três, quatro anos de idade. Segundo a entidade, é nessa faixa etária que a criança passa a comandar os esfíncteres (estruturas que controlam a abertura e o fechamento da uretra e do ânus).
No entanto, para que o processo dê certo, a criança precisa se sentir segura e tranquila para perceber suas necessidades fisiológicas, dar atenção a elas e, claro, calcular o tempo que precisará até chegar ao banheiro. E neste caso, a paciência e a dedicação dos pais são fundamentais.
De acordo com os especialistas, o período entre a primavera e o verão é o ideal para estimular os pequenos a saírem da fralda porque com o clima quente, eles se sentem mais à vontade e já usam menos roupas, o que facilita na hora de tirá-las para usar o banheiro.
Identifique os sinais de que o desfralde está próximo
Segundo os especialistas, o primeiro sinal de desfralde começa quando a criança passa a se sentir incomodada por estar molhada de xixi ou suja de cocô e começa a verbalizar isso. Mas existem outros exemplos, que você pode aproveitar para estimulá-la a aposentar as fraldas. Confira:
- A criança faz coco em horários mais ou menos determinados.
- Faz movimentos que indicam que está evacuando, como ficar parado num canto, abaixa ou se esconde dos adultos.
- Fica um intervalo de três a quatro horas seco (demonstrando que já há um treinamento da bexiga para segurar a urina).
- Faz uma grande quantidade de xixi de uma só vez.
- Já identifica o xixi e o coco, e até fala quando fez um ou outro na fralda.
- Já sabe que a ida ao banheiro está vinculada à higiene pessoal, como fazer xixi, cocô, lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho.
- Consegue ficar sentada em uma única posição em um intervalo de 2 a 5 minutos.
- Consegue abaixar e levantar a calcinha ou a cueca e a calça.
- Mostra interesse em sentar no vaso sanitário, mesmo que por brincadeira.
10 dicas para iniciar o desfralde
– A primeira delas é, seja paciente, compreensivo, tolerante e tenha tempo para fazer esta transição. Não espere que a escola peça isso, afinal, ninguém melhor do que os pais para saber o momento dessa grande mudança na vida da criança. Segundo os especialistas, a escola pode colaborar, auxiliar, dar continuidade, estimular, mas a iniciativa deve partir dos pais e em casa.
– Aproveite um feriado, um fim de semana prolongado ou até mesmo um período de férias para se dedicar a essa transição. De um modo geral, as crianças demoram uma semana para se adaptar e enfim, usar o vaso sanitário ou mesmo o penico e abandonarem as fraldas do dia.
– Não se desespere e nem desista se houver escapes – e vai acontecer principalmente nos primeiros dias – tanto de xixi como de cocô. Respire fundo, diga a criança que da próxima vez ela irá conseguir, que falta pouco, mas jamais dê bronca ou brigue com ela por causa disso.
– Se possível, deixe a criança sem roupa para que assim ela ‘se lembre’ de pedir para usar o banheiro.
– Se você optar pelo adaptador de assento, providencie um banquinho para que o pequeno suba e também apoie os pés nele ao utilizá-lo.
– Brinque usando calcinhas ou cuecas de personagens divertidos para que ele possa escolher a que quer usar, e dessa forma você possa continuar a estimulá-lo o seu filho.
– Faça um mural com adesivos no próprio banheiro e dê à criança um como prêmio a cada vez que ela conseguir usar o vaso ou o penico.
– Evite vestir roupas difíceis de tirar, como bodies, macacões, jardineiras. Quanto mais fácil ela se despir, mais prático – e rápido – será usar o uso do banheiro.
– Só depois de seu filho sair da fralda do dia, inicie o desfralde da noite.
-Evite compartilhar outros problemas durante esta fase, como a separação dos pais, mudança de casa ou de escola, morte de algum parente próximo, chegada do irmãozinho. Espere o período passar, para só então dar início ao processo.
E, por fim, lembre-se que apesar de seguir todas essas dicas, pode acontecer de a criança não estar preparada e o desfralde não evoluir. Dê um tempo a ela e após um ou dois meses, recomece.
Categoria: Filhos e Gestação