Ouvidoria   

A campanha de prevenção como ferramenta do cuidado  

Confira dicas práticas e fáceis de incluir na rotina para uma vida mais saudável

27 de outubro de 2022

Muitas vezes só lembramos da saúde quando estamos doentes, não é mesmo? Nem percebemos que uma vida saudável é uma construção diária, que envolve as nossas escolhas, o nosso estilo de vida, os sentimentos, o que fazemos e o que deixamos de fazer.  

Não é novidade que hábitos saudáveis garantem bem-estar, qualidade de vida e ajudam a prevenir muitas doenças, então por que não praticar? A rotina está atribulada, mas às vezes não é necessária uma grande mudança, pequenas atitudes somadas podem fazer a diferença. Para te ajudar, preparamos uma série de conteúdos para informar, orientar e mostrar que é possível! 

Vamos começar com algumas dicas práticas e fáceis de incluir no dia a dia para você começar agora:  

1. Beba água  


Indispensável para a saúde e o bem-estar, a água possui papel fundamental no organismo. A ingestão do líquido aumenta a resistência física, ajuda a proteger o coração, transporta os nutrientes que o corpo necessita, melhora o funcionamento do intestino, controla a pressão sanguínea e previne cãibras. Hidratar o corpo contribui, também, para a desintoxicação do organismo, pois é a água que carrega as toxinas acumuladas para fora do corpo, pela urina e pelo suor. 

2. Durma bem 


Dificuldade em sair da cama pela manhã, sonolência diurna e necessidade de ingerir estimulantes, como cafeína, para manter-se acordado são sinais que podem refletir sono em quantidade ou qualidade insuficiente. Algumas consequências de dormir pouco, ou de um sono de má qualidade, são facilmente reconhecidas: cansaço, fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e alterações no humor.  
Evite exposição a aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir, evite ingerir bebidas cafeinadas ou bebidas alcoólicas a noite, e tenha horários regulares para dormir e acordar para ter uma noite de sono com melhor qualidade. 

3. Coma o suficiente e devagar 


Procure comer sem pressa, focando no alimento enquanto você come, percebendo o sabor e a textura da comida e atento ao sinal de saciedade do corpo.  
Saiba como identificar se sua fome tem origem fisiológica ou psicológica!

4. Faça lanchinhos  


Lanches leves entre as refeições ajudam a controlar a fome, confira algumas dicas:  
Lanches práticos e saudáveis para escola, faculdade e trabalho

5. Faça uma pausa  


Tirar um tempinho para relaxar, se distrair, alongar ou simplesmente não pensar em nada são ótimas alternativas para acalmar a mente. Mas quando bate a ansiedade e o corpo parece sobrecarregado, uma pausa para respirar profundamente ajuda a retomar o equilíbrio.   

6. Coma uma fruta 


Segundo a OMS, a ingestão necessária de frutas e hortaliças é de pelo menos 400 gramas diárias. Sempre que possível, opte por estes alimentos 😉 

7. Faça um alongamento 


Em todas as idades, fazer alongamento frequentemente, é importante, independentemente de ser uma pessoa fisicamente ativa ou não. Com o passar do tempo as articulações ficam menos flexíveis, fazendo com que alguns movimentos se tornem mais difíceis de executar e interferindo até mesmo no equilíbrio. Os exercícios de alongamento ajudam a estender a amplitude dos movimentos, com pouco mais de 10 minutos de prática diária ou, pelo menos, três vezes na semana, é possível perceber bons resultados. 

Estas pequenas mudanças vão ajudar você a estar bem em todos os aspectos de sua vida, fisicamente e mentalmente. Não é necessário de abrir mão de tudo, mas buscar um equilíbrio que permita aproveitar o melhor da vida com boas escolhas que trarão mais energia e disposição para os seus dias. 

Na página do Espaço Viver Bem temos uma programação com várias atividades que promovem saúde e bem-estar: acesse e confira!