Lanches práticos e saudáveis para escola, faculdade e trabalho
01 de setembro de 2019
Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar um tempinho de preparar um lanche gosto e saudável para os intervalos, não é mesmo?
Pois saiba que escolher os itens certos pode ajudar na hora do preparo.
E isso vale para todos os tipos de lanches, seja para levar à escola, faculdade ou mesmo no trabalho. Veja alguns itens práticos que não podem faltar:
Veja alguns itens práticos que não podem faltar:
- Mix de castanhas;
- Castanha de caju;
- Amendoim;
- Uva passa;
- Damasco.
Eles podem ser ingeridos tanto em porções individuais como podem acompanhar uma fruta, por exemplo.
Outra opção gostosa é apostar nos tomatinhos cereja ou mesmo nas cenouras em palitinhos. Além de saudáveis, podem ser ingeridas sem cozimento.
Dica simples para evitar a “oxidação” da maçã:
Sabe aquela maçã que fica escura ao ser cortada em pedaços?
Ela não precisa ser excluída dos seus lanches por esse motivo!
Isso ocorre devido a uma enzima presente na fruta, que reage ao entrar em contato com o oxigênio. Esse processo é chamado de “oxidação”.
Porém, há uma técnica simples e caseira que impede esse processo, assim como de outras frutas e legumes que tendem a ficar escuros quando as partes cortadas entram em contato com o ar.
Do que você vai precisar: 1 colher (sopa) de suco de limão para cada copo de água.
Passo a passo: 1) Corte a maçã em pedaços; 2) Mergulhe cada pedaço no suco de limão; 3) Deixe por 5 minutos; 4) Coe e enxugue os pedaços.
Pronto! Sua maçã estará livre do aspecto escuro e poderá fazer parte da sua alimentação!
Lanches práticos e saudáveis: o que levar para a escola?
No período de volta às aulas, a preocupação de muitos pais é encontrar uma opção saudável de lanche.
Veja o que não pode faltar na lancheira dos pequenos, segundo manual de orientação do lanche saudável disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria:
• líquido: para repor as perdas nas atividades físicas, é importante apostar em sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack, preferencialmente sem açúcar;
• fruta: práticas para consumir com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pêra, morango ou uva);
• carboidrato: eles são ótimas opções por oferecer energia. Valem pães (integral, fôrma ou sírio), bolachas sem recheio e bolos caseiros.
• proteína: o ideal são proteínas lácteas como queijos, requeijões e iogurtes (somente se for possível manter em temperatura adequada).
Para o trabalho e a faculdade, as opções são grandes:
Frutas de sobremesa? Morango, melão, melancia, mamão, laranja, kiwi, uva, pêssego, ameixa, opções é que não faltam.
Quer um docinho? Experimente a banana com anis estrelado, acompanhada de requeijão caseiro.
Outras dicas são: iogurte com frutas ou granola, uma fatia de bolo ou alguns biscoitinhos caseiros, sucos de frutas, pão caseiro recheado e gelatinas (sem açúcar) com frutas.
Para levar e manter os alimentos na temperatura ideal, o indicado é utilizar uma bolsa térmica, que acomodará muito bem a sua comida.
O ideal é que os alimentos sejam acondicionados em recipientes de vidro. Cuidado com os de plástico devido a uma substância chamada bisfenol A.
Já os de alumínio podem causar alterações nos alimentos, especialmente aqueles que contêm molho de tomate.
Quer receber GRATUITAMENTE mais receitas, dicas de alimentação saudável, de qualidade de vida, de saúde emocional e de mudança de hábitos?
Cadastre-se aqui embaixo!
Categoria: Alimentos do Bem, Saúde Ocupacional Unimed