No Dia de Combate à Hipertensão, saiba como evitar a doença
23 de abril de 2018
Hoje, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Essa doença é comum e afeta uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que ela atinja em torno de 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos. E os números vão além. A hipertensão também está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. A boa notícia é que esses índices podem ser revertidos com pequenas mudanças de hábitos. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão. As consequências da pressão alta A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, ocorre a angina, que pode desencadear um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), também chamado de “derrame cerebral”. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado. Previna-se da pressão alta com dicas simples – Verifique sua pressão frequentemente; – Pratique algum tipo de atividade física – 30 minutos diários de atividades, pelo menos cinco dias por semana são essenciais para uma vida com mais qualidade; – Mantenha o peso ideal, evite a obesidade; – Adote uma alimentação mais saudável: reduza o sal, evite as frituras e coma mais frutas, verduras e legumes; – Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba; – Siga as orientações do seu médico de referência: cuidar da saúde é essencial para manter uma rotina mais leve e equilibrada; – Lembre-se: nunca pare o tratamento! Ele é para a vida toda; – Evite o estresse, organize-se para ter mais tempo com a sua família, amigos e também para seu lazer. Clique aqui e confira algumas dicas que podem ser úteis para aliviar as tensões do dia a dia. Boa saúde começa no prato Quem quer diminuir o sal da comida pode seguir algumas dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Para não sofrer, a pessoa deve reduzir 25% da ingestão diária de sal por um mês. Esse é o tempo que seu paladar leva para se acostumar ao sabor. Vá reduzindo aos poucos até chegar a 5 gramas. Outras dicas valiosas:
- Não deixe o saleiro na mesa. Contente-se com a quantidade de sal já existente na prato;
- Use outros temperos como limão, ervas naturais e noz-moscada.
Dicas úteis! Clique aqui e baixe algumas substituições simples e fáceis que podem deixar a sua comida mais saborosa e saudável!
Evite
- Sal, temperos prontos, sopas desidratadas (pacote), caldo de carne, caldo de galinha, caldo de bacon ou caldo de vegetais;
- Molhos prontos;
- Embutidos, enlatados e conservas prontas;
- Produtos industrializados contendo sódio: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e consulte a cartilha que preparamos especialmente para você. Ela traz informações sobre sintomas, tratamento, medidas preventivas e estatísticas importantes sobre a doença. Para ficar por dentro do assunto, assista também o vídeo da série “Viver Bem” da Unimed. Nesta edição, confira Seu Juvenal e Dona Conceição e a Hipertensão. Dê o play: Com informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Categoria: #CuidarDeVocê, Saúde do Homem e da Mulher