O poder do abraço
22 de maio de 2014
Quem não gosta de abraços? Este gesto pode ter efeito terapêutico sobre o corpo e a mente. Isso acontece porque um abraço sincero libera o hormônio oxitocina, conhecido também como “hormônio do amor”. A substância traz uma série de benefícios à saúde física e mental, ajudando-nos, por exemplo, a relaxar e controlar medos ou ansiedades.
Além da oxitocina, o abraço também pode liberar endorfinas, as mesmas substâncias químicas liberada após um bom exercício físico ou quando você come chocolate. Ela também contribui para o bem-estar. Redução de estresse e pressão arterial – O contato físico com outras pessoas pode ajudar a reduzir o estresse. Abraçar aumenta os níveis de oxitocina, o que pode ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardíacas, estresse e ansiedade.
Ligação maternal – O abraço também é saudável por conta do apego emocional. A oxitocina está intimamente ligada ao parto e à amamentação. Segundo um estudo, tem um papel biológico na ligação entre a mãe e o bebê. Abraçar é um gesto universal que transmite compreensão e empatia. Uma forma poderosa de comunicar sentimentos.
Categoria: #CuidarDeVocê