O que o diabético pode comer?
Confira os alimentos permitidos e quais evitar
11 de novembro de 2022
A diabetes
A diabetes ocorre quando há um aumento da concentração de glicose (açúcar) no sangue, porque o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente ou o organismo não a utiliza da forma adequada.
Por exemplo algumas pessoas precisam suprir a carência de insulina, que é o hormônio que ajuda as nossas células a transformar glicose em energia.
No entanto além do tratamento com remédios e insulina, ter hábitos de vida mais saudáveis também são indispensáveis para diminuir o nível ou a variação de glicose no sangue, além de prevenir as complicações que a doença pode provocar.
Desequilíbrio
Por outro lado, o desequilíbrio do açúcar no sangue, comum em situações onde a diabetes não está controlada, pode gerar complicações à saúde, como tontura, fraqueza, dor de cabeça e, em casos mais graves, pode causar cegueira, doenças renais ou doenças cardíacas.
Cuidado
Primeiramente é prudente reforçar que o cuidado com a alimentação para o diabético é muito importante.
Principalmente para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando que aconteçam alterações como a hiperglicemia, que é o excesso de açúcar, ou a hipoglicemia, que é a queda exagerada de açúcar no sangue.
Enquanto isso na dieta para diabetes é recomendado incluir ou aumentar a ingestão de alimentos ricos fibras, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Assim como deve-se consumir alimentos de baixo índice glicêmico, alimentos que são absorvidos lentamente pelo organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue equilibrados.
Além disso, consumir com moderação alimentos ricos em gordura, como manteiga, leite e queijos, pois a ingestão excessiva destes alimentos pode causar a sensibilidade da insulina, favorecendo o aumento dos níveis de açúcar no sangue.
É importante que quando houver o diagnóstico de diabetes, seja feita uma consulta com um endocrinologista e nutricionista para que seja feita uma avaliação clínica e nutricional completa e prescrição do plano nutricional mais adequado.
Alimentos permitidos/indicados
- Leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja;
- Frutas frescas com casca, como maçã, pera, laranja, pêssego, damasco, tangerina, frutos vermelhos;
- Vegetais frescos, como alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura;
- Aveia em flocos, milho, quinoa, centeio e cevada;
- Carnes magras, como frango, peru, peixe, frutos do mar, ovos e tofu;
- Adoçante natural, como a stévia;
- Sementes, como girassol, linhaça, chia, de abóbora;
- Frutos secos, como nozes, castanha de caju, amêndoas, avelãs, amendoim;
- Bebidas, como água, chás claros e café sem açúcar, águas aromatizadas naturalmente;
- Leite e iogurtes desnatados;
- Queijos brancos, como ricota, Minas ou cottage.
Por isso que o ideal é comer sempre pequenas porções de alimentos a cada 3 horas, devendo-se respeitar o horário da refeição, e além disso, as frutas permitidas devem ser consumidas junto com outros alimentos durante as refeições e sempre em pequenas porções.
É importante dar preferência ao consumo da fruta inteira, já que a quantidade de fibras é maior do que a presente em sucos.

O que comer com moderação
- Arroz integral, pão integral, cuscuz, farinha de mandioca, pipoca, ervilha, farinha de milho, batata, abóbora, mandioca, inhame, batata doce, beterraba e nabo;
- Frutas frescas, como melão, mamão, jaca, caqui, pinha e uvas;
- Panquecas integrais preparadas em casa;
- Carnes vermelhas;
- Adoçantes, como sacarina sódica e aspartame;
- Azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de abacate e óleo de coco;
- Leite e iogurtes semidesnatados;
Além desses, o consumo de chocolate amargo, de preferência com 80% ou mais de cacau também são permitidos na diabetes, mas deve ser consumido com moderação de acordo com a orientação do nutricionista

Diabetes: alimentos que devem ser evitados
- Arroz branco, snacks, massas folhadas, farinha de trigo branca, bolos, pães brancos, biscoitos, waffle;
- Frutas: melancia, frutas em calda, geleias de frutas e sucos de frutas;
- Frutas secas: tâmaras, figos, damasco, uva passa, ameixa;
- Cereais matinais que contém açúcar
- Embutidos: salame, mortadela, presunto, salsicha
- Açúcar, mel, açúcar mascavo, calda, cana-de-açúcar, sorvetes e chocolates
- Frituras, óleos vegetais refinados, como soja ou girassol, margarina, manteiga e banha de porco
- Bebidas alcoólicas, sucos industrializados e refrigerantes
- Leite e iogurtes integrais, queijos amarelos, leite condensado, requeijão, creme de leite e cream cheese
- Portanto além da alimentação, praticar exercícios físicos regularmente ajuda a mante o peso e aumenta a ação da insulina, diminuindo a glicose no sangue.
Entretanto a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que mais de 13 milhões de pessoas convivem com doença.
Assim, ela é considerada uma doença silenciosa, e pode não apresentar sintomas por anos, manifestando-se apenas quando atinge estágios avançados, podendo levar a complicações graves.
Por isso a importância de observar os sinais do corpo.
Buscar atendimento e manter os exames em dia para se proteger e levar uma vida saudável, livre de diabetes ou com a doença controlada.
Categoria: Alimentos do Bem