Práticas simples podem evitar acidentes com idosos
27 de fevereiro de 2014
Há no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 21 milhões de idosos. E esse número tende a aumentar cada vez mais, já que a expectativa de vida do brasileiro hoje é bem maior do que algumas décadas atrás.
E o país – que sempre foi conhecido como uma nação jovem – começa a vivenciar essa nova realidade. Ela exige de todos nós um novo olhar. E novos comportamentos. Precisamos aprender a cuidar mais daqueles que já passaram dos 65 anos. Os tombos, por exemplo, são fator de grande risco para esse segmento da sociedade.
A coordenadora interina da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Elen Pernin, afirma que a maioria das quedas acontece dentro de casa, mas esse tipo de acidente pode ser evitado com algumas medidas preventivas muito simples.
Se você convive com um idoso em casa, evite encerar o chão e procure revestir o piso com tapetes de borracha. Isso irá facilitar o equilíbrio e a locomoção. Se puder eliminar alguns móveis e deixar mais espaço livre dentro de casa, melhor ainda. Isso evita que ele venha a tropeçar e cair, o que implica em riscos sérios à saúde.
As barras de apoio nos banheiros também são lembradas por Elen Pernin como um cuidado importante: ”Podem ser feitas até artesanalmente e devem estar perto do sanitário, próximas ao chuveiro e também perto da pia. Dependendo da idade do idoso e das suas condições físicas, é preciso ter também uma cadeira de apoio, para que ele possa sentar-se e levantar-se no momento do banho”, diz a coordenadora.
Outras precauções importantes para garantir a integridade e segurança dos mais velhos: todas as escadas devem ter corrimão, de forma que eles tenham apoio na hora de subir e descer. Além disso, a iluminação em toda a casa deve ser a melhor possível, pois quanto mais iluminados os cômodos forem, melhor será a locomoção.
Algumas medidas simples podem evitar acidentes: – Evite tapetes soltos pela casa – Ambientes mal iluminados – Objetos ou obstáculos pelo caminho – Calçados escorregadios – Terreno irregular ou escorregadio – Use corrimão para subir ou descer escadas – Ao buscar objetos no alto evite bancos, cadeiras ou outros objetos instáveis.
Via Mobilização social.
Categoria: Movimento | Atividade Física