Tétano acidental e Leptospirose
Saiba quais os primeiros cuidados que deve ter ao apresentar os sintomas
03 de junho de 2024
Após os episódios recentes de enchente em nossa região, um dos pontos fundamentais de apoio à comunidade é a reconstrução e limpeza das cidades afetadas. Porém, devemos tomar alguns cuidados para nos prevenir de doenças, como o tétano acidental, e evitar a propagação de outras como a leptospirose.
Quem está atuando na limpeza deve usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas, se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.
>> A leptospirose
É uma doença bacteriana encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana, que tem seu risco aumentado após inundações, quando há o contato com a água contaminada.
- Fique atento: A bactéria pode entrar no corpo através de cortes ou arranhões ou através dos olhos, nariz ou boca;
- Boas Práticas: Cubra os cortes ou arranhões com bandagens à prova d’água, não ande descalço, use luvas e sapatos impermeáveis;
- Evite: nadar, tomar banho ou ingerir água que possa estar contaminada com água de enchente;
>> O tétano acidental
Pode ocorrer pela contaminação de ferimentos de pele ou em mucosas com terra, poeira, fezes de animais ou humanas que contenham esporos da bactéria que ocasiona a doença.
Além disso, o contato com os entulhos e os destroços durante os desastres podem provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental.
- Fique atento: O período de incubação varia em média de 3 a 21 dias;
- Boas Práticas: Não ande descalço, use luvas e sapatos impermeáveis;
- Observe os Sintomas: febre baixa, dificuldade de deglutição hipertonia muscular, espasmos e contraturas musculares generalizadas, com o paciente lúcido.
Preste atenção aos sintomas, fique atento pois a leptospirose e o tétano são doenças graves.
Se houver qualquer suspeita de infecção, procure por atendimento médico, pois o tratamento precoce, pode fazer diferença no prognóstico da doença.
Portanto, uma solução rápida e simples para casos leves é o PA 24h Virtual da Unimed VTRP. Consulte sempre que tiver algum mal-estar. Evite sempre a automedicação!
Categoria: #CuidarDeVocê