Você sabe a diferença entre prebiótico e probióticos?
27 de julho de 2018
O intestino tem cerca de mil espécies de bactérias, que juntas, formam um microbioma. Elas desempenham um papel importante na saúde, inclusive no humor. Isso significa que o modo como as bactérias são alimentadas, impacta também na saúde.
Os prebióticos são elementos nutricionais que agem como fertilizantes e estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino. Eles estão presentes em muitas frutas e vegetais, especialmente aqueles que contêm carboidratos complexos, como fibras e amido. Esses carboidratos não são digeríveis pelo organismo, então passam pelo sistema digestivo e se tornam alimento para as bactérias benéficas e outros micróbios.
Cada probiótico age de uma maneira no organismo, mas, de modo geral, eles ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, a saúde. Uns contribuem para o aumento da imunidade, melhora da função digestiva, no controle do peso e outros na diminuição da diarreia e constipação. Os probióticos contêm organismos vivos, geralmente cepas específicas de bactérias que ajudam na multiplicação de micróbios saudáveis no intestino. O alimento probiótico mais comum é o iogurte, feito a partir da fermentação do leite com diferentes bactérias, deixadas no produto final. Outras fontes de probióticos são preparos como:
Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.
Categoria: #CuidarDeVocê, Alimentos do Bem