Yoga: uma prática recomendada para crianças
21 de agosto de 2019
A prática da yoga costuma ser vista como uma excelente estratégia para desacelerar, pois concentra-se unicamente na ação de conectar respiração e movimento. As técnicas de yoga podem ajudar a criança a aproveitar o momento, manter o foco e lidar com problemas de forma pacífica. Conforme a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics), cada postura corporal foi cultivada e aprimorada ao longo de milhares de anos para produzir efeitos específicos na mente e no corpo.
Uma pose consegue trabalhar vários grupos musculares da criança, ao mesmo tempo em que ela passa a ter mais consciência do seu corpo e de como ele funciona.
A Academia Americana de Pediatria cita que um estudo publicado no Jornal Americano de Terapia Ocupacional (American Journal of Occupational Therapy) apontou que a yoga diária ajuda crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a permanecerem calmas, reduzindo níveis de agressão, afastamento social e ansiedade.
Um estudo divulgado no Jornal de Pediatria de Desenvolvimento Comportamental (Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics) mostrou que a yoga durante as aulas de educação física reduziu problemas de humor e também contribuiu para melhorar o desempenho escolar dos praticantes.
Em outros estudos, o yoga tem sido repetidamente apontado como eficaz para melhorar os seguintes aspectos:
Autoconfiança
Humor
Redução do estresse
Ansiedade
Concentração
Comportamentos em sala de aula
Controle emocional
Categoria: Equilíbrio | Saúde Emocional