Alimentos in natura ou minimamente processados, de origem vegetal, são a base da alimentação balanceada. Inclua no cardápio feijões, castanhas, tubérculos, grãos, frutas, legumes e verduras.
Utilize sal, açúcar, óleos e gorduras em pequenas quantidades. O consumo excessivo de açúcar contribui para a obesidade; já o uso indevido de sal, óleos e gorduras pode aumentar o risco hipertensão arterial e doenças do coração. Siga as orientações do seu médico e nutricionista, mas se puder substituir por opções mais saudáveis, como stevia, temperos e óleos, sua saúde agradece!
O processo natural de fabricação dos alimentos prontos, como salgadinhos, bolachas recheadas, mistura para bolo, macarrão instantâneo, sopa em pó, tempero pronto e refrigerantes inclui, em geral, altas quantidades de sal, açúcar, óleos, gorduras, substâncias de uso industrial e outras sintetizadas em laboratório a partir de fontes como petróleo e carvão, que não favorecem a alimentação balanceada. Por isso, evite o consumo desses alimentos.
Os alimentos funcionais são aqueles que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças. Soja e peixe, por exemplo, auxiliam a reduzir o colesterol ruim; castanhas, amêndoas, nozes, cebola e alho, auxiliam o sistema imunológico; já couve, repolho e brócolis, podem proteger até contra alguns tipos de câncer.
Estudos indicam que alimentos ricos em fibras, como o arroz integral, ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, eles promovem a saciedade e auxiliam no controle do peso corporal.
Crie um plano semanal com o cardápio da semana. Isso ajudará a organizar a alimentação aos longos dos dias e evitará o consumo de alimentos prontos e ultraprocessados.
Com o plano semanal em mãos, escolha um dia da semana para ir à feira e ao supermercado. Se não puder sair de casa, peça que alguém ajude você nesta tarefa. Faça uma lista de compras para ajudar a não incluir no carrinho itens que não vão contribuir para a sua saúde.
Suas escolhas saudáveis começam pela manhã com um café da manhã composto por alimentos como pão integral, cereais, tapioca, ovo, iogurte, queijo e frutas. Além de nutrir o organismo, eles te darão a energia que precisa para iniciar o dia bem-disposto.
Comer de três em três horas favorece o bom funcionamento do intestino. Se for possível, no seu tratamento, antes ou depois dele, inclua nos intervalos entre as refeições, alimentos saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, castanhas e nozes.
Tente se concentrar enquanto realiza suas refeições. Comer enquanto assiste TV ou acessa o celular pode fazer com que você consuma além do necessário!
Fonte: Fontes: Ministério da Saúde/ Hospital Albert Einstein/ Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde. 2014
É gratuito e saudável.