A campanha mundial do Outubro Rosa foi criada para lembrar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, (INCA), em 2016, quase 58 mil casos foram identificados no Brasil. Infelizmente, é um número muito representativo de casos… Por isso, a Clínica de Oncologia Unimed, os médicos cooperados e as equipes multiprofissionais da Unimed VTRP quer trazer informação de credibilidade para estimular a prevenção nas mulheres dos vales do Taquari, Rio Pardo e Região do Jacuí.
“A prevenção e a atenção contínua com a própria saúde são as melhores maneiras de prevenção”, garante a médica Bruna Fischer Baldissera, hematologista e especialista em oncologia e Responsável Técnica pela Clínica de Oncologia Unimed.
Veja abaixo os cinco passos para cuidar da sua saúde no Outubro Rosa, e em todos os meses do ano:
– OBSERVE O SEU CORPO POR INTEIRO: NÃO ESQUEÇA DA SUA MAMA
“Orientamos a observação e cuidado com as mamas. Com todo o corpo, e com as mamas em especial. Sempre que perceber alguma alteração, procure o seu médico de referência. Mantenha em dia suas consultas rotineiras ao médico ginecologista ou mastologista. Isto pode fazer toda a diferença”, garante Bruna.
– MAMOGRAFIA
A mamografia é o exame mais indicado para diagnosticar o câncer de mama. Ela pode detectar o câncer entre um e até quatro anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas. O INCA recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos. Aquelas que se encontram no grupo de risco – com histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos – devem ser avaliadas individualmente pelo médico, que poderá solicitar o rastreamento mais cedo. Porém, a confirmação do tumor só pode ser feita por meio do exame histopatológico, realizado a partir de uma biopsia.
– PROTEÇÃO
Existem alguns hábitos saudáveis que podem ajudar na proteção contra o câncer de mama. Ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física, evitar o sobrepeso e o consumo de bebida alcoólica são alguns deles. Mulheres que precisam fazer reposição hormonal não devem se estender no tratamento por mais de cinco anos e sempre fazê-lo com acompanhamento médico. A amamentação também é um fator de proteção contra esse tipo de câncer.
– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Os alimentos mais indicados são os de origem vegetal e, preferencialmente, orgânicos, porque são livres de agrotóxicos. Recomenda-se também a inclusão, no dia a dia, de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, sementes e nozes, além de evitar os alimentos processados e ultraprocessados.
– AFINAL, O QUE É O CÂNCER DE MAMA?
O câncer de mama é uma doença decorrente da multiplicação de células anormais nas mamas, resultando em um tumor, que pode ou não chegar a outros órgãos. O tratamento pode ser bastante eficaz quando o tumor é diagnosticado e tratado rapidamente. Raro antes dos 35 anos, o câncer de mama tem incidência maior em mulheres acima de 50 anos.
Por isso, informação e prevenção caminham juntas, para cuidar da sua saúde, no Outubro Rosa, e sempre!
É gratuito e saudável.