*Por Bruna Baldissera
Quantas vezes por semana você tira alguns minutos para se observar, sozinho ou sozinha? Quantas vezes por dia você para e olha para si mesmo? Estamos no Outubro Rosa, e em um mês com tantas atividades em toda a região, é importante que possamos nos ver no coletivo, e falar sobre a importância da prevenção. No entanto, é fundamental também para cada um e cada uma de nós olhar para si, de maneira individual.
O câncer de mama é segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Fica atrás apenas do de pele não melanoma. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Embora pareça difícil, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar as chances de enfrentamento da doença.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, somente em 2018, sejam diagnosticados 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Os dados preocupam e, por isso, precisamos abrir espaço para discussão. A cura do câncer de mama está relacionada ao diagnóstico precoce, pois nos estágios iniciais da doença as lesões ainda são pequenas. Portanto, diagnosticar a doença o quanto antes, e mudar hábitos, buscando uma rotina mais saudável para o corpo e para a mente são os primeiros passos.
Olhar e observar o corpo com frequência é fundamental para manter a saúde sempre em dia. Ao perceber qualquer alteração, procure o seu médico de referência. O cuidado e a atenção contínua com a própria saúde são as melhores maneiras de prevenção.
É importante cada um fazer sua parte, olhando mais para si, e ajudando a disseminar essas informações. Compartilhe este conhecimento com familiares e amigos, e estimule os cuidados com a saúde deles também. Formando essa corrente do bem, podemos fazer da prevenção uma prioridade na vida de todos.
*Médica oncologista e responsável técnica pela Clínica de Oncologia da Unimed
É gratuito e saudável.