O dia 25 é marcado pelas homenagens alusivas ao Dia do Colono e Motorista, profissionais que desempenham atividades de grande importância para o desenvolvimento econômico dos municípios da nossa região. Mas nosso olhar hoje não é para a atuação destes profissionais, mas sim para a sua saúde no exercício das suas funções.
Tanto os nossos agricultores, quanto os motoristas passam grande parte do seu tempo de trabalho expostos ao sol, principal causa da incidência de câncer de pele. Um importante alerta para esta população de trabalhadores que deve estar atento às medidas de prevenção e sinais que podem ser indícios da doença.
Entenda este tipo de câncer com as informações destacas pela nossa médica oncologista e hematologista Bruna Fischer, responsável técnica pela Clínica de Oncologia Unimed:
Câncer de pele é o nome para um grupo de doenças malignas que se origina das células das camadas da pele, e que compreende três tipos de câncer: o carcinoma basocelular, que é o mais comum e menos agressivo, o carcinoma escamocelular, que é o segundo tipo mais comum e um pouco mais agressivo, e o melanoma, o tipo mais agressivo e que pode originar metástases para outros órgãos do corpo mesmo em uma fase bastante precoce.
O principal fator de risco aos três tipos de câncer de pele é a exposição à radiação solar. Sendo assim, a principal forma de prevenção está em evitar a exposição principalmente em horários onde ela é mais intensa, e caso isso não seja possível, que se faça uso do protetor solar, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo 30, e reaplicar a cada 4 horas, pelo menos.
Qualquer sinal ou ferida que não cicatrize deve ser avaliada por um médico dermatologista. Pessoas que possuem pele clara, e história de longo período de exposição solar e queimaduras, devem ser avaliadas periodicamente por dermatologista. Sinais ou manchas escuras, com bordas irregulares, que estejam crescendo rapidamente, ou com sangramento devem ser vistas o quanto antes, pois podem tratar-se de um melanoma maligno. As chances de cura são altíssimas, quando o diagnóstico é realizado precocemente.
Alguns cuidados são essenciais para prevenção, principalmente para quem trabalha exposto ao sol, caso dos colonos e motoristas:
Lembre-se sempre: prevenção e diagnósticos precoces salvam vidas!
É gratuito e saudável.