Que a prática de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde, nós já sabemos. Mas afinal, há algum impedimento para o paciente realizar exercícios durante o tratamento contra o câncer? Essa é uma dúvida comum por quem passa por essa fase.
Para uma melhor recuperação e bem-estar, os exercícios são, sim, indicados. Porém, alguns aspectos devem ser levados em consideração antes do início de qualquer atividade:
Alguns tipos exercícios como caminhadas leves, dança e natação são bons exemplos. Mas atenção: só inicie qualquer exercício após a liberação de seu médico oncologista. Além disso, certifique-se de que o profissional que irá elaborar sua rotina de exercícios conheça seu diagnóstico.
Comece devagar e vá aumentando o ritmo lentamente, respeitando os limites do seu corpo. Mesmo que no começo você só possa fazer alguns minutos de exercícios por dia, você já se sentirá melhor.
Por outro lado, se você se sente cansado e sem vontade de praticar exercícios físicos, não desanime. Tente fazer, pelo menos, 10 minutos de alongamento diariamente.
Se necessário, consulte um cardiologista para conhecer e avaliar os seus limites cardiológicos e a pressão arterial. Todo acompanhamento é necessário ao longo do tratamento.
É gratuito e saudável.