No mês em que se reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata, as campanhas de saúde lembram os homens que é chegada a hora de realizar os exames preventivos. Mas os cuidados podem e devem começar muito antes, com uma simples mudança de hábitos.
Você sabia que escolher os alimentos certos pode ser uma boa opção para garantir a saúde e a qualidade de vida por muito mais tempo? Isso ocorre porque muitos nutrientes, presentes nestes alimentos, melhoram o funcionamento do sistema imunológico e trazem outros benefícios, ajudando o corpo a combater doenças.
Abaixo, confira uma lista de alimentos indicados para prevenção do câncer de próstata:
Tomate
O alimento é famoso por conter boas quantidades de licopeno, substância antioxidante que está muito ligada à diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata.
Vegetais verde-escuros
Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata. Isso acontece porque eles são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células. Um estudo, publicado na revista especializada Cancer Prevention Research, dos Estados Unidos, recomenda o consumo de, pelo menos, um vegetal verde por dia para garantir o efeito preventivo.
Alho e cebola
De acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), o consumo de alho e cebola pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata. Tudo isso graças aos compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres.
Cenoura
Além de rica em fibras, as cenouras têm precursores de vitamina A, que são poderosos antioxidantes.
Leguminosas
Alimentos como soja, feijão, amendoim e lentilhas são ricos em fitoestrógenos. Esses compostos ajudam a combater células malignas de câncer.
Oleaginosas
Nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são ricos em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células. Além disso, essas oleaginosas contêm vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico.
Por outro lado, alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem aumentar os riscos de aparecimento da doença. São eles: carne vermelha, açúcar refinado e refrigerantes, álcool, fast foods e alimentos ricos em gordura, sobretudo gorduras trans, alimentos industrializados, enlatados e alimentos embutidos como salsicha, salame, linguiça, entre outros.
Importante: mesmo com uma dieta balanceada e uma rotina saudável, não deixe de consultar o seu médico!
É gratuito e saudável.