A descoberta de um câncer é sempre um momento delicado na vida do paciente, pois promove diversas mudanças físicas e comportamentais. A partir da confirmação do diagnóstico, muitas dúvidas acabam surgindo: “Qual será o melhor tratamento?”, “Os efeitos colaterais vão me impedir de realizar alguma atividade?”, “E agora, o que eu faço?”.
Por ser um momento emocionalmente difícil, é comum o paciente se deparar com esses questionamentos e apresentar sentimentos intensos como raiva, medo, choque e descrença.
Cada pessoa lida com o câncer de uma forma diferente. Para muitos, contar com o apoio de psicólogos pode ser essencial. Esse suporte possibilita ao paciente passar por essa etapa da vida com mais resiliência, conforto e bem-estar. Além de profissionais capacitados, o apoio da família também é fundamental durante o tratamento. (Leia mais no post: Apoio da família é essencial no tratamento do câncer.)
Com o tempo, a maioria dos pacientes encontra maneiras de continuar com seu trabalho, hobbies e as relações sociais. Encontram novas ou diferentes maneiras de viver suas vidas.
Lembre-se: todas as decisões sobre o tipo de tratamento, alimentação adequada e realização de atividades físicos devem ser tomadas em conjunto com o médico.
É gratuito e saudável.