Logo da Clínica de Oncologia
Logo da UnimedVTRP
  • Conheça a Clínica
    • Missão, visão e valores
  • Estrutura
  • Profissionais
  • Dúvidas Frequentes
  • Direitos do Paciente
    • Direitos e Deveres do Paciente
    • Direitos Sociais do Paciente
  • Notícias
    • Vídeos
  • Contato
  • Canal de Ética
Conheça a Clínica Direitos do Paciente Estrutura Notícias Profissionais Contato Dúvidas Frequentes Canal de Ética

No Dia do Colono e Motorista, Clínica de Oncologia Unimed chama atenção para a prevenção ao câncer de pele

O 25 de julho no calendário marca a data onde lembramos do trabalho de pessoas muito importantes para as comunidades dos vales do Taquari, Rio Pardo e Região do Jacuí: colonos e motoristas. Neste dia, onde muitas cidades fazem grandes comemorações, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e a Clínica de Oncologia Unimed chamam a atenção para a importância da prevenção ao câncer para ambos. Por estarem muito suscetíveis ao sol durante a lida no campo, no volante do carro ou na boléia do caminhão, colonos e motoristas sofrem com frequência com o temido câncer de pele.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados e, caso seja detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode ter índice de cura acima de 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, por exemplo, esse índice cai para 20%.

“A exposição solar se dá nas atividades do nosso dia a dia, não somente quando vamos para a praia. Por isso, é fundamental se proteger quando vamos fazer nossas atividades, mexer no jardim ou mesmo caminhar na rua”, afirma a médica Bruna Fischer, Oncologista e Hematologista, responsável técnica pela Clínica de Oncologia Unimed.

“É fundamental se proteger sempre que houver exposição ao sol, principalmente no rosto, nas mãos e nas orelhas”, acrescenta a médica cooperada da Unimed VTRP.

 

RS EM ALERTA

O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de municípios onde o câncer é a primeira causa de morte. Enquanto em todo o País as mortes por câncer representam 16,6% do total, no território gaúcho esse índice chega a 33,6%, conforme análise do Observatório de Oncologia. É mais que o dobro do índice nacional.

Segundo o estudo, que é de 2018, um dos fatores que pode explicar a alta incidência de câncer no Estado são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver o câncer de pele (melanoma), por exemplo. Por isso, nos municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo, onde a colonização germâmica e italiana é muito forte, o cuidado e a prevenção devem fazer parte da rotina diária.

Ainda de acordo com o Observatório de Oncologia, o câncer avança mais a cada ano e, com a manutenção dessa trajetória, em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil.

 

COMO ME PREVENIR DO CÂNCER DE PELE?

O hábito de cuidar da pele deve ser reforçado nos meses de verão, mas que não pode ser esquecido em nenhum mês do ano, seja por colonos, motoristas ou pela comunidade como um todo. Por isso, alguns cuidados precisam ser observados sempre:

– O câncer da pele, quando diagnosticado cedo, é facilmente tratado sem grandes sequelas. Já o melanoma, que é uma mancha preta, pode levar à morte.

– Pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor podem ser perigosas e, por isso, um dermatologista deve ser consultado para avaliar se elas apresentam algum risco.

– Desde a infância, atente para a proteção da pele. Bebês até os seis meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol.

– A maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h)

– Quanto mais alto o fator de proteção, mais protegido você está. O fator mínimo de proteção é 30, devendo ser usado, inclusive, nos horários menos críticos do sol. O FPS mede a proteção ao raio ultravioleta B, causador de câncer de pele. Já o raio ultravioleta A causa o envelhecimento cutâneo.

– A dica final e mais preciosa é: cuide de todo o seu corpo, e não esqueça da sua pele!

Veja também

Dezembro Laranja: mude hábitos e proteja-se do câncer de pele
Outubro Rosa estimula a prevenção ao câncer de mama
Adoçantes artificiais podem causar câncer?
Quer receber as orientações e novidades sobre saúde e qualidade de vida que postamos neste site? Cadastre-se.

É gratuito e saudável.

Ícone de localização

Clínica de Oncologia Unimed

Clínica de Oncologia Unimed

Rua Marechal Floriano, 1578, Santa Cruz do Sul/RS

clinicadeoncologia@unimedvtrp.com.br

(51) 3713-8346 | (51) 99896-6829

Ícone de horário de atendimento

Horário de Atendimento:

Horário de Atendimento:

Segunda a quinta-feira: 7h30min às 17h30min (Sem fechar ao meio-dia)

Sexta-feira: 7h30min às 17h (Sem fechar ao meio-dia)

Mapa do site

Conheça a Clínica

Integridade e qualidade

Tratamentos

Estrutura

Espaço Cuida Bem

Profissionais

Equipe Multidisciplinar

Dúvidas frequentes

Vídeos

Contato

Logo da UnimedVTRP

Diretor Técnico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo: Dra. Aline Mathias | CRM 26097