No sexto mês do ano são realizadas campanhas de prevenção e conscientização sobre a saúde do sangue. Além do Junho Vermelho, dedicado ao incentivo à doação de sangue, e que conta com uma ação especial do Dia C – Dia de Cooperar, também é celebrado o Junho Laranja, que busca difundir informações sobre a anemia e a leucemia, doenças causadas por deficiências nas células sanguíneas.
A médica oncologista e hematologistam Bruna Fischer, responsável técnica pela Clínica de Oncologia Unimed concedeu entrevista para a Rádio Gazeta de Sobradinho nesta quarta-feira, 22/06, para falar sobre o Junho Laranja, e a importância da prevenção.
Ouça a entrevista na íntegra:
A anemia é provocada pela queda de hemoglobina no sangue, dificultando o transporte de oxigênio. Um dos principais causadores da baixa nos níveis de hemoglobina podem ser a falta de ferro ou a carência de nutrientes como zinco, vitamina B12.
Os principais sintomas da anemia são: cansaço, falta de apetite, palidez de pele, tontura e mucosas na parte interna do olho e gengivas. Em crianças, um dos sinais pode ser a dificuldade no aprendizado e concentração.
Já a leucemia é causada pela produção desenfreada de glóbulos brancos pela medula óssea. As células sanguíneas sofrem uma mutação e passam a atuar de maneira defeituosa, substituindo as células saudáveis do corpo e resultando na queda brusca da imunidade corporal.
Entre os sintomas estão palidez, cansaço, infecções persistentes, hematomas, fraqueza, febre, dores nas articulações e anemia.
É gratuito e saudável.