Ouvidoria   

Você já ouviu falar sobre o cordão de girassol?  

O cordão de girassol auxilia na identificação de pessoas com deficiências ocultas

31 de março de 2023

O cordão de girassol é uma identificação para pessoas que possuem deficiências ocultas, tais como o autismo e o TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), que são condições que nem sempre são percebidas imediatamente. É um cordão verde com girassóis amarelos criado em 2016 na Europa e que está ganhando o mundo na busca por garantir uma experiência mais tranquila para quem possui algum transtorno, principalmente em ambientes movimentados, como aeroportos, por exemplo.  

É com esta identificação que estas pessoas e seus acompanhantes podem ter acesso ao atendimento prioritário e assistência às suas necessidades especiais, pois, desta forma, se torna mais prático e simples que os estabelecimentos públicos e privados reconheçam aqueles que necessitam de suporte e atenção diferenciada. O uso do cordão possibilita que situações estressantes para os autistas, tais como filas, locais com muitos estímulos sensoriais e protocolos de acesso a determinados estabelecimentos, sejam evitadas ou amenizadas.  

Situações cotidianas podem ser muito desafiadoras para autistas e os afeta de diferentes formas, o cordão é uma forma de promover a empatia e o auxílio com um suporte adicional, compreensão ou respeito ao tempo de cada um, já que nem todos conseguem solicitar ajuda. Uma forma de acolhimento e respeito. 💙  

Muitos autistas podem ter dificuldade em manter o cordão em torno do pescoço, nestes casos, pessoas que o acompanham podem utilizá-lo. Além do cordão com girassóis, também há o cordão com desenhos de quebra-cabeças, símbolo do autismo, que possui a mesma função.  

Então, quando você encontrar uma pessoa com o cordão, saiba que é uma pessoa que pode não parecer, mas possui necessidades especiais e que pode precisar de algum tipo de apoio ou simplesmente, compreensão.  

Categoria: #CuidarDeVocê