Ouvidoria   

É penta! Unimed VTRP conquista, pelo 5º ano consecutivo, nota máxima no IDSS

Em uma escala de 0,0 a 1,0, a Unimed VTRP garantiu nota 1,0 no IDSS 2022 (ano-base 2021), avaliação rigorosamente conduzida pela ANS, órgão governamental que regula o setor em todo o País

10 de janeiro de 2023

O jeito de inovar no mercado da saúde e cuidar da saúde das pessoas, marcas registradas da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), ganham destaque nacional novamente. A Cooperativa Médica conquistou, pelo quinto ano consecutivo, a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

Em uma escala de 0,0 a 1,0, a Unimed VTRP garantiu nota 1,0 no IDSS 2022 (ano-base 2021), avaliação rigorosamente conduzida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão governamental que regula o setor em todo o País.

Para saber mais sobre o IDSS 2022, ano base 2021, clique aqui e visite o site da ANS

VEJA A PONTUAÇÃO DA UNIMED VTRP EM CADA UMA DAS QUATRO DIMENSÕES:

1 – IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. Pontuação Unimed VTRP: 0,9992

2- IDGA – GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. Pontuação Unimed VTRP: 1,000

3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. Pontuação Unimed VTRP: 1,000

4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. Pontuação Unimed VTRP: 0,9166

EXTRA: Pontuação para operadora acreditada Nível I: 0,30 do IDSS

Para mais detalhes, acesse o site da ANS: www.ans.gov.br

Para entender melhor o IDSS, acesse este link no site da ANS

REDE AMPLA E QUALIFICADA

Para se ter uma ideia da importância de mais esta conquista, o desempenho da Unimed VTRP a coloca como a melhor operadora do Brasil na categoria grande porte – planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários.

“Nos últimos anos, assumimos dois grandes compromissos: o estímulo à mudança de hábitos na vida de todos e o impulso à inovação em nossas comunidades. Inovar respeitando o planeta e todas as pessoas que vivem nele é uma missão coletiva. Estamos provando que é possível colocar isso em prática e ao mesmo tempo oferecer um serviço de qualidade para os nossos clientes, com benefícios para toda a população”, acrescenta Gusson.

Presidente Neori Gusson, médico da Unimed VTRP

Desde a primeira edição, a Unimed VTRP figura entre as melhores operadoras de saúde do país, segundo avaliação da ANS. Este índice leva em conta o desempenho em aspectos fundamentais para as operadoras, como a qualidade da assistência médica prestada, a satisfação do cliente, a solidez do plano de saúde, a qualidade da gestão administrativa e o acesso por parte dos clientes a hospitais, laboratórios e profissionais de saúde.

“Cada vez mais as pessoas percebem que podem buscar atendimentos resolutivos com os médicos cooperados da Unimed, sem precisar sair da nossa região. A nota máxima no IDSS é mais uma prova da qualidade diária que oferecemos para os nossos clientes”, lembra a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

Neste ponto, ações como a Acreditação em Nível I da Unimed VTRP (conforme auditoria da A4 Quality Services, com base nos critérios da ANS), o estímulo contínuo a qualificação de hospitais, laboratórios e demais prestadores da região, e os programas de inovação da Cooperativa, como o LABS, o InnovatiOn e o Vibee Unimed, ganham destaque na avaliação.

SOBRE O IDSS

O IDSS avalia anualmente, e de forma compulsória, todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar por meio de 33 indicadores, classificados em quatro dimensões, que abarcam todo o escopo da operação de uma operadora de plano de saúde privado.

Atualmente, o setor de saúde suplementar é responsável pela cobertura de cerca de 25% da população brasileira. Segundo os dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) apurados em outubro de 2022, o setor conta com 50,2 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 30,5 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica, o que prova sua relevância do ponto de vista econômico, social e sanitário.

METODOLOGIA

Para o cálculo do IDSS são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora.

Em 2021, foram avaliadas 902 operadoras. Destas, 844 atenderam aos requisitos normativos para divulgação de suas notas finais à sociedade, disponibilizadas no portal da ANS.