Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: uma pauta para toda a sociedade
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência
03 de dezembro de 2019
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de pessoas com deficiência saltou de 145.141 para 698.768.
No mercado de trabalho, o desafio para pessoas com deficiência ainda é grande. Por isto, neste 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é importante compartilhar histórias inspiradoras, para que que a inclusão se torne cada vez mais uma cultura nas empresas, não é mesmo?
No caso da Unimed VTRP, a Cooperativa Médica mantém as portas abertas para novos talentos. A busca por um ambiente de trabalho que respeite cada vez mais a diversidade, e o estímulo a ações que tornem a sociedade cada vez mais igualitária fazem parte das práticas sustentáveis da Cooperativa Médica.
Esta é a situação de Fernando dos Santos Merlo. Ele voltou a trabalhar na Unimed VTRP há cinco meses na área de Atendimento. Antes desse período, trabalhou na Auditoria por quase 8 anos. Nesse meio tempo ele ainda teve outra experiência profissional. “Quando você sai da Unimed, depara-se com uma realidade de oportunidades diferente. Aqui são oferecidos benefícios que para mim são muito importantes, como vale-alimentação e plano de saúde. Além disso, é uma empresa com base, que sempre busca melhorar”, afirma.
Aos 13 anos, Fernando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com isso, perdeu o movimento do lado esquerdo do corpo. Graças à fisioterapia e à hidroterapia, teve uma melhora, permanecendo apenas uma leve dificuldade de locomoção. “A Unimed também nos incentiva e possibilita outros caminhos, como atividades físicas e acompanhamento multiprofissional. Voltar à Cooperativa foi muito bom, tanto por já estar familiarizado com os processos internos, como, e principalmente, pela receptividade… fui muito bem acolhido!”, destaca.
A Unimed VTRP mantém as portas abertas para novos talentos. Entre as práticas sustentáveis da Cooperativa Médica está a busca por um ambiente de trabalho que respeite cada vez mais a diversidade, e o estímulo a ações que tornem a sociedade cada vez mais igualitária.
Uma das ferramentas para chegar lá é o Programa de Diversidade. Ele cria espaços plurais para o desenvolvimento de uma cultura de inovação, promovendo a diversidade por meio da inclusão das pessoas, da valorização e da garantia de oportunidades e tratamento igual para todos, abrindo espaço para diferentes habilidades.
Quer conhecer um pouco mais sobre nossa política de seleção de pessoas? Acesse nosso canal Trabalhe Conosco e fique por dentro.
BENEFÍCIOS PARA QUEM TRABALHA E PARA QUEM CONTRATA
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma via de mão dupla. Os benefícios são percebidos tanto para quem trabalha, quanto para quem contrata. Conforme o site Talento Inlcuir, podemos enxergar assim esta relação:
BENEFÍCIOS PARA QUEM TRABALHA
- Se integrar melhor à sociedade
- Ter recursos financeiros próprios para investir em aperfeiçoamento
- Custear um plano de saúde
- Ser economicamente ativo
- Ganhar em qualidade de vida
- Senso de identidade
BENEFÍCIOS PARA QUEM CONTRATA:
- Humanização da gestão
- Eliminação do preconceito
- Melhoria da acessibilidade
- Diversidade de pensamento e realidades
Categoria: Equilíbrio | Saúde Emocional