Curso para educadores aborda a sexualidade humana
Projeto Adolescer da Unimed VTRP formará multiplicadores
25 de outubro de 2007
A sexualidade é um assunto cada vez mais presente na vida dos jovens. A precocidade com que adolescentes e crianças começam a manifestar dúvidas ou curiosidade natural pelo assunto torna necessário que educadores e trabalhadores da área da saúde estejam sempre atualizados sobre o tema.
Com o objetivo de viabilizar a capacitação desses profissionais para atender a essa demanda, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) está desenvolvendo o Projeto Adolescer. Os encontros semanais, realizados em Santa Cruz do Sul e em Lajeado, iniciaram no dia 8 de outubro. Temas como identidade sexual, educação sexual da criança e do adolescente, gravidez na adolescência, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, serão abordados ao longo de oito módulos, no período de oito semanas.
Freqüentam o curso professores da rede pública municipal e estadual e de escolas particulares, além de profissionais da saúde. Em Lajeado, são 44 inscritos e, em Santa Cruz do Sul, 35. Os participantes deverão atuar como multiplicadores do conteúdo para seus colegas e utilizar os novos conhecimentos na orientação aos jovens com quem trabalham.
O curso está sendo administrado pela médica cooperada Renata Jucá, pela bióloga Leila Inês Moraes Pereira e pela psicóloga Daniela Couto. A orientadora educacional do Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado), Rosa Maria Schneider, é uma das freqüentadoras da capacitação. Uma de suas preocupações é que, mesmo com o desenvolvimento de trabalhos como esse, o número de adolescentes grávidas vem aumentando. “A sexualidade do jovem está se manifestando de forma mais precoce e é preciso um repensar constante sobre o tema”, declarou.
Daniela (esq), Leila e Renata são as orientadoras do curso
Categoria: Unimed VTRP