“Trabalhar em ambiente virtual já é realidade na medicina”, afirma pioneiro no Brasil

20 de dezembro de 2022

Trabalhar no metaverso já é um fato para quem atua na área da saúde – este espaço em que a realidade física e a virtual se associam está mudando a prática médica.

Do entendimento de casos complexos por equipes em qualquer lugar do planeta, passando por planejamentos cirúrgicos e chegando até o ensino nas universidades e faculdades, contar com o ambiente virtual é uma ferramenta que amplia os horizontes para profissionais que toparem encarar essa tecnologia como aliada.

É nisso que confia o ginecologista Heron Werner, coordenador do Biodesign Lab da Dasa. O ambiente virtual é uma parceria entre a Dasa, considerada a maior rede de saúde integrada do Brasil, e a PUC-Rio.

O laboratório é focado em pesquisas baseadas na obtenção de imagens de formas não-invasivas por meio de exames, como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. O objetivo é a replicação tridimensional em meio físico, seja com a impressão 3D seja com imagens virtuais para o uso em realidade virtual e mista.

“É uma tecnologia que vem para ficar. O mundo virtual é uma extensão do que vivemos hoje. Vemos isso em várias áreas, inclusive na medicina. Discutir um caso virtualmente, em uma sala, sem deslocar equipe, por exemplo, é um grande avanço”, explica Werner.

Confira a matéria completa AQUI.

Navegue pelo blog