Com qual frequência você visita o seu médico? Consultas periódicas favorecem a prevenção de doenças
Consultas preventivas são muito importantes porque, além de verificarem seu estado de saúde, também permitem detectar doenças que podem não apresentar sintomas e que não são fáceis de perceber.
11 de outubro de 2022
Há quanto tempo você não consulta com seu médico? Pode ser que já tenha passado muitos meses desde o seu último atendimento. A maioria das pessoas costuma visitá-lo apenas quando está doente, mas esta deve ser uma das prioridades da agenda para a manutenção de uma vida saudável.
Todo cuidado é pouco, afinal, se na sua família existem pessoas que possuem diabetes, colesterol alto, entre outras doenças, é provável que você possa desenvolvê-las um dia.
Estamos sujeitos a riscos invisíveis, que o check-up médico preventivo pode demonstrar.
Com que frequência devemos visitar o médico?
Em geral, consideramos que a hora de ir ao médico é quando o desconforto está em um estágio em que não conseguimos mais remediar sozinhos.
Sinal de alerta para esta situação, agir assim só complica os resultados.
Mesmo quando você se sentir bem é recomendável visitar o médico pelo menos uma vez por ano para prevenir ou talvez se informar sobre possíveis problemas de acordo com seu estilo de vida.
Prevenção: por que é tão importante?
As principais causas de morte no mundo são um conjunto de doenças – cardiovasculares, neoplásicas, respiratórias crônicas e diabéticas – causadas em grande parte por fatores de risco decorrentes do nosso estilo de vida e não da genética.
Fica fácil entender que prevenção é fundamental!
Tenha uma dieta equilibrada, pratique atividade física e mantenha um sono regular. E lembre-se que sua idade, histórico familiar e estilo de vida afetarão a frequência com que você precisa fazer seus exames de rotina.
Não espere ter sintomas, acostume-se a cuidar da sua saúde, que no final das contas, é o que realmente importa. Pratique o autocuidado!
Categoria: #CuidarDeVocê, Saúde do Homem e da Mulher, Saúde nas Empresas