Divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de que o Brasil deve ter 596 mil novos casos de câncer somente neste ano assusta. Os dados ganham proporções ainda maiores quando se unem a outra estatística: “provavelmente até o ano de 2030 teremos o câncer como a principal causa de morte no mundo”, alerta o médico oncologista reconhecido no Brasil e no exterior, Stephen Doral Stefani, coordenador científico da Clínica de Oncologia da Unimed, em Santa Cruz do Sul.
A boa notícia é que a mudança deste cenário pode ser traduzida em pequenas atitudes, através de simples mudanças de hábitos. “Evitar comportamentos de risco como não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, evitar exposição ao sol em horários impróprios, usar protetor solar, fazer atividade física e se alimentar com dieta rica em fibras são algumas formas de minimizar o risco do câncer”, aconselha o médico.
O grande desafio, segundo o oncologista, é fazer com que essas informações se traduzam efetivamente em uma mudança no estilo de vida, antes das pessoas ficarem doentes. Todos podem adotar medidas para reduzir o risco de câncer ao escolher opções saudáveis. Confira algumas dicas importantes:
É gratuito e saudável.