Pessoas próximas ao paciente podem ser os maiores aliados durante a recuperação
Não há nada melhor do que estar cercado das pessoas que amamos. Em alguns momentos da vida, esse apoio torna-se ainda mais importante. A descoberta e o tratamento do câncer, por exemplo, provocam mudanças físicas, emocionais e também na rotina diária. Nestes casos, o acompanhamento da família pode auxiliar no processo de recuperação do paciente, contribuindo para o bem-estar.
Quando a família está tranquila e orientada, o tratamento evolui de uma forma melhor. Para auxiliar neste processo de mudanças, é indicado o auxílio de um profissional capacitado, como o psicólogo. “Orientar, informar e desmistificar a doença é importante, bem como trabalhar estratégias de enfrentamento”, é o que recomenda a médica oncologista Bruna Fischer Baldissera, responsável técnica pela Clínica de Oncologia da Unimed em Santa Cruz do Sul.
Após terminar o tratamento médico, é em casa que o paciente dará continuidade à recuperação. “Por isso, o apoio da família torna-se imprescindível em todas as fases do tratamento. Saber que ele tem com quem contar é fundamental”, completa a médica.
É gratuito e saudável.