A recomendação pode até parecer clichê, mas os benefícios são comprovados: manter um padrão de vida saudável pode prevenir o câncer. Foi o que apontou um estudo divulgado recentemente pela Escola de Medicina de Harvard, dos Estados Unidos, publicado na revista especializada JAMA Oncology. De acordo com a pesquisa, até 40% dos casos de câncer, e metade das mortes causadas pela doença, resultam de maus hábitos, e não de problemas genéticos ou contaminação química.
Basta seguir uma rotina que não inclua excessos. Esse controle, aliado à prática de 30 minutos de exercícios, quatro vezes por semana, já seria suficiente para evitar entre 20% e 40% das ocorrências, indica o estudo. O médico Stephen Doral Stefani, coordenador científico da Clínica de Oncologia Unimed, reforça a recomendação. “É importante lembrar que não há necessidade de ser um atleta de alto desempenho, uma vez que a atividade moderada já traz esses benefícios”, orienta o oncologista, que possui especialização na Universidade da Califórnia e Stanford.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), obesidade e sedentarismo, juntos, são responsáveis por 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos carcinomas de endométrio, 25% dos tumores malignos do cólon e 37% de esôfago. O Ministério da Saúde endossa que os dois fatores, combinados, formam a segunda maior causa de câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo.
Nunca é tarde para começar
Que tal iniciar agora? Experimente incluir atividades físicas aos poucos na sua rotina. Comece por uma caminhada de 30 minutos ou estacione seu carro cerca de três quadras mais longe do seu destino final. Aos poucos, amplie a frequência e o tempo dos exercícios. Faça essas atividades se tornarem um hábito na sua vida.
Quanto aos alimentos, dê preferência para a ingestão de frutas, legumes, verduras e grãos integrais. Evite as opções industrializadas e as gorduras trans.
É gratuito e saudável.