Logo da Clínica de Oncologia
Logo da UnimedVTRP
  • Conheça a Clínica
    • Missão, visão e valores
  • Estrutura
  • Profissionais
  • Dúvidas Frequentes
  • Direitos do Paciente
    • Direitos e Deveres do Paciente
    • Direitos Sociais do Paciente
  • Notícias
    • Vídeos
  • Contato
  • Canal de Ética
Conheça a Clínica Direitos do Paciente Estrutura Notícias Profissionais Contato Dúvidas Frequentes Canal de Ética

Dica da nutricionista: conheça os alimentos “vilões” da saúde

Você sabia que alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem aumentar os riscos de aparecimento do câncer? Quem faz o alerta é a nutricionista Letícia Fischborn, do Espaço Viver Bem (área que presta suporte multidisciplinar aos pacientes oncológicos da Unimed). “Os alimentos considerados vilões da saúde são aqueles processados e ultraprocessados, que passam por técnicas e processamentos com altas quantidades de sais, açúcares, gorduras, realçadores de sabor, emulsificantes, espessantes e texturizantes”, afirma Letícia.

Ela explica que esses alimentos possuem poucos nutrientes e uma quantidade enorme de aditivos artificiais, responsáveis por dar aparência, textura e gosto à comida, aumentando o prazo de validade e o tempo de prateleira no supermercado. Todos esses fatores contribuem para o aumento de sobrepeso, obesidade e risco de desenvolvimento do câncer.  “Podemos utilizar como exemplo o milho. Na espiga ele é um alimento natural e enlatado ele é processado. Já o salgadinho de milho é um alimento ultraprocessado”, compara a profissional.

 

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além desses alimentos, o consumo em excesso de carnes vermelhas pode facilitar o desenvolvimento de câncer no intestino (cólon e reto). Já as carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru podem aumentar as chances de aparecimento dos cânceres de intestino e do estômago, por conterem substâncias presentes na fumaça do processo de defumação, além de conservantes (como os nitritos e nitratos) e sal.

“Os edulcorantes, que são adoçantes artificiais adicionados a bebidas e alimentos, ou adoçantes presentes em produtos light, diet ou zero também devem ser evitados. Estudos experimentais revelam que estes componentes, como o aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica, têm grande potencial no desenvolvimento do câncer”, alerta a nutricionista.

 

 

Portanto, fique de olho na sua alimentação! Dê preferência aos alimentos naturais, incluindo frutas, verduras e legumes na sua dieta diária. Precisa de ajuda? Consulte um nutricionista.

Veja também

Unimed VTRP e Clínica de Oncologia Unimed lançam página especial para o Novembro Azul
Gripe: a importância da prevenção
Câncer x hereditariedade: as reais chances da doença
Quer receber as orientações e novidades sobre saúde e qualidade de vida que postamos neste site? Cadastre-se.

É gratuito e saudável.

Ícone de localização

Clínica de Oncologia Unimed

Clínica de Oncologia Unimed

Rua Marechal Floriano, 1578, Santa Cruz do Sul/RS

clinicadeoncologia@unimedvtrp.com.br

(51) 3713-8346 | (51) 99896-6829

Ícone de horário de atendimento

Horário de Atendimento:

Horário de Atendimento:

Segunda a quinta-feira: 7h30min às 17h30min (Sem fechar ao meio-dia)

Sexta-feira: 7h30min às 17h (Sem fechar ao meio-dia)

Mapa do site

Conheça a Clínica

Integridade e qualidade

Tratamentos

Estrutura

Espaço Cuida Bem

Profissionais

Equipe Multidisciplinar

Dúvidas frequentes

Vídeos

Contato

Logo da UnimedVTRP

Diretor Técnico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo: Dra. Aline Mathias | CRM 26097