“O câncer fará mais de 8 milhões de vítimas fatais, anualmente, no planeta. É como dizimar toda população do Rio Grande do Sul em 18 meses. Metade disso será em pessoas com menos de 60 anos.” A frase com números impactantes é do renomado médico Stephen Doral Stefani, coordenador científico da Clínica de Oncologia da Unimed, em Santa Cruz do Sul. Com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a estatística levantada pelo oncologista corrobora outra triste realidade, a de que o câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo.
Com tantos dados alarmantes, como frear o aumento da doença e possibilitar melhores resultados nos tratamentos? A responsável técnica pela Clínica da Unimed, médica oncologista e hematologista Bruna Fischer Baldissera, aposta: trabalhar com estratégias integradas, desde a prevenção até o tratamento,
com foco na qualidade de vida do cliente, apoiadas por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais treinados e qualificados.
Foram esses diferenciais que fizeram o cliente Flavio Assad Dutra buscar apoio na Clínica de Oncologia da Unimed. O empresário de 63 anos conta que a descoberta do câncer foi por acaso. “Comecei a sentir algumas dores pelo corpo, principalmente nas articulações, até achei que pudesse ter ligação com reumatismo”, recorda. Foi então que ele decidiu consultar uma médica reumatologista, que solicitou alguns exames. Após a avaliação de saúde, veio a constatação: a presença de um linfoma (câncer que começa nas células do sistema imunológico). “Na mesma hora a médica disse que era algo sério e que eu precisava tratar. Imediatamente ela me indicou a Dra. Bruna Fischer Baldissera, que atende na Clínica de Oncologia da Unimed”, conta.
A partir daí, a rotina de Dutra, que é natural de Porto Alegre, mas mora em Santa Cruz do Sul há mais de 20 anos, passou a contar com visitas frequentes à clínica da Unimed. Ele conta que, desde o primeiro instante em que entrou no local, sentiu-se confiante e bem recebido. “O acolhimento e o atendimento na Clínica da Unimed foram os melhores possíveis. Todos os profissionais são muito atenciosos, desde a atendente da recepção aos médicos”, reforça o empresário.
Após seis meses de tratamento, Dutra não hesita em afirmar que o aspecto que mais engrandece o atendimento oncológico da Unimed é o acolhimento, traduzido no slogan da Clínica – Carinho em todas as formas de cuidar. “Quando nos deparamos com o diagnóstico da doença, há um sentimento de fragilidade muito grande. E isso é minimizado com o carinho e a atenção que recebemos dos profissionais da Unimed. Todos te atendem com um sorriso no rosto e estão dispostos a ajudar no que for preciso. Isso eleva a autoestima e faz toda a diferença durante o tratamento”, define. “Além disso, tudo é tecnicamente bem feito, nos mínimos detalhes. Os profissionais são altamente qualificados e especializados”, garante o cliente.
Entusiasmado com o fim do tratamento, Dutra faz questão de registrar sua percepção após a vivência na Clínica. “Dois pontos são essenciais para os pacientes que buscam esse atendimento: o aconchego e a qualidade. Em ambos os quesitos, só tenho elogios à Unimed. Fui recebido muito bem e estou muito satisfeito. Melhor, impossível!”, agradece Dutra.
Atenção e carinho aos pacientes oncológicos
Cuidar das pessoas é a razão central da existência da Unimed VTRP. Seguindo este propósito, a cooperativa oferece aos seus clientes diversas ações e programas voltados à manutenção da saúde e do bem-estar. Dentre este leque de opções está o Programa Cuidados Oncológicos. Iniciado em agosto de 2015 na cidade de Lajeado, o serviço foi implementado em novembro de 2016 em Santa Cruz do Sul, tornando-se um diferencial nesta área da saúde.
O programa visa o acompanhamento domiciliar de pacientes com diagnóstico de neoplasia (tumor) maligna, em tratamento curativo e paliativo, e que tenham restrição física e/ou psíquica em sair do domicílio. Para isso, conta com o suporte do Espaço Viver Bem Unimed, que proporciona atendimento de uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, fornecendo medidas de conforto para o enfrentamento da doença e diminuindo o período de internação hospitalar.
Prevenção é a palavra-chave
O estilo de vida de cada pessoa se reflete nas suas condições de saúde. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental para diminuir a incidência da doença. Segundo os médicos, aproximadamente um terço dos casos poderiam ser evitados com medidas preventivas.
Dentre elas, destacam-se a prática regular de atividades físicas, dieta rica em fibras e avaliação médica mesmo sem histórico familiar ou sintomas. A Unimed incentiva o cuidado diário com a saúde.
É gratuito e saudável.